Cozinheiro Imperial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Cozinheiro Imperial ou Cozinheiro Imperial ou Nova Arte do Cozinheiro e do Copeiro em Todos os seus Ramos foi o primeiro livro sobre culinária publicado no Brasil.

A Obra[editar | editar código-fonte]

Apesar das três primeiras edições terem um receituário típicamente europeu - português e francês principalmente, o autor em sua 5a edição, de 1866, introduz os "muitos e saborosíssimos quitutes brasileiros como sejão vatapás, carurus, angús, carís, moquecas ou moquencas de peixes,...", denotando uma nítida influência africana.

Receita de Vatapá de Porco (Cozinheiro Imperial, 1874):

Destacam-se também nessa edição, as receitas de: angú a brasileira, galinha com quingombos [quiabos], zorô, cuscús (com farinha de trigo), vatapá de bacalhau, vamarões com cajus a brasileira, feijões verdes com camarões a brasileira, sopa de cará, carne de porco com quiabos a brasileira, dentre inúmeras outras.

Edições[editar | editar código-fonte]

Alguns autores, como Dante de Laytano,[1] afirmam que foram onze as edições, enquanto Laurence Hallewell,[2] informa terem sido dez as edições.

Edições publicadas pela editora Eduardo & Henrique Laemmert, do Rio de Janeiro:

E em 1996, foi publicada uma reedição em versão moderna e adaptada, a partir da 2a edição, de 1843, por Vera Sandroni. - Cozinheiro Imperial. Editora Best Seller. São Paulo. 1996. ISBN 857123566X.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Dante de Laytano, A Cozinha Gaúcha na História do Rio Grande do Sul, Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes. 1981
  2. Laurence Hallewell, O Livro no Brasil: sua história‎ - EDUSP, São Paulo, 2005

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • ALGRANTI, Leila Mezan . O Mestre-Cuca Sem Nome. Revista de História da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro. Ano 1, n. 5. Novembro 2005.
  • BRUIT, Hector H. As Páginas do Sabor. Revista Nossa História. Rio de Janeiro : Editora Vera Cruz. Ano 3, n. 29. Março 2006.
  • WATZOLD, Tim. A Proclamação da cozinha brasileira como parte do processo de formação da identidade nacional no Império do Brasil 1822-1889. Belo Horizonte: TCS Editora. 2012. ISBN 978-3-88559-093-4 (ISBN da versão alemã de 2011).