Cronógrafo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Cronógrafo é um instrumento que mede o tempo e conserva a unidade. Na maioria dos modelos analógicos até centésimos de segundo.

Na verdade e ao contrário do que a maior parte das pessoas acredita um cronômetro é um certificado que atesta a alta precisão de um relógio. Aquilo a que a grande maioria de pessoas chama de cronômetro é na verdade um contador, ou um cronógrafo.

Um cronógrafo também pode ser um cronômetro, ou seja, tenha uma precisão que mereça o certificado.

Cre-se que há discrepância em termos da origem das palavras. Se "graphos" é "escrever, grafar" e "metro", medir, o cronógrafo deveria registar em "gráficos" o tempo e o cronômetro sim, "medir" o tempo, função primordial do relógio, analógico ou digital. Caso contrário, o odômetro, o voltímetro, o amperímetro, não seriam instrumentos de medição e apenas certificações. Teríamos então a designação "cronômetro" para o relógio com medição parcial de tempo, frações, e o cronógrafo, um instrumento que produziria um gráfico do tempo em relação a um outro parâmetro.


Cronógrafo digital
Cronógrafo analógico (mecânico)
Cronógrafo analógico - mecanismo interno

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]