Cronômetro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wiki letter w.svg
Por favor, melhore este artigo ou secção, expandindo-o(a). Mais informações podem ser encontradas na página de discussão. Considere também a possibilidade de traduzir o texto das interwikis.

O termo cronômetro (português brasileiro) ou cronómetro (português europeu) (do grego: Χρονόμετρο) refere-se a um certificado que atesta a alta precisão de um relógio[1]. Na Suíça apenas relógios certificados pelo COSC (Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres) podem ser chamados de cronômetro.

O termo chronometer foi originalmente cunhado por Jeremy Thacker de Beverley, na Inglaterra em 1714[2], para se referir a sua invenção de um relógio instalado em uma câmara de vácuo, utilizado para auxiliar a navegação ao determinar rotas marítimas mais seguras e precisas através da utilização das estrelas para navegação noturna e para determinar a longitude.

O cronômetro no formato que conhecemos hoje surgiu na década de 1860 a partir de evoluções do cronômetro original realizadas pelas empresas Seiko e Tag Heuer[2].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Pequena História das Invenções. São Paulo: Abril S.A. Cultural e Industrial. 1976  Verifique data em: |acessodata= (ajuda);
  2. a b Getbrainstormed (4 de maio de 2017). «Cronômetro Online». Consultado em 4 de junho de 2017