TAG Heuer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
TAG Heuer
Slogan Swiss Avant-Garde since 1860
Indústria Horologia
Fundação 1860
Fundador(es) Edouard Heuer
Sede La Chaux-de-Fonds, Suíça
Área(s) servida(s) Mundo
Pessoas-chave Jean-Claude Biver, CEO
Produtos Relógios de pulso
Website oficial tagheuer.com

TAG Heuer S.A. (pronunciado tég-róier) é uma empresa suíça que projeta, fabrica e comercializa relógios de luxo e acessórios de moda, assim como óculos e telefones celulares fabricados sob licença de outras empresas e levando a marca Tag Heuer.

A TAG Heuer surgiu como Uhrenmanufaktur Heuer AG, fundada em 1860 por Edouard Heuer em Saint-Imier, Suíça. Em 1985, o Grupo TAG comprou uma participação majoritária na empresa, formando a TAG Heuer.[1] Em 1999, o conglomerado francês de artigos de luxo LVMH comprou quase 100% da empresa suíça.[1]

O nome TAG Heuer é formado pela combinação das iniciais de "Techniques d'Avant Garde" e o sobrenome do fundador.

História[editar | editar código-fonte]

As origens da empresa remonta ao ano de 1860, quando Edouard Heuer fundou a Uhrenmanufaktur Heuer AG em Saint-Imier, na Suíça. A TAG Heuer foi fundada em 1985 quando a TAG (Techniques d'Avant Garde), fabricante de artigos de alta tecnologia, tais como turbocompressores de cerâmica para carros de Fórmula 1, e o empresário britânico Ron Dennis, adquiriram a Heuer, que já era uma relojoaria renomada que tinha-se especializado em cronógrafos de corrida. Juntas modernizaram a linha de produtos e tornaram-se numa das maiores empresas fabricantes de relógios suíços, com uma marca super valiosa e nome mundialmente conhecido.

Em 1999, a TAG Heuer aceitou uma oferta da LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton S.A. de 1,15 bilhões fancos suíços (452,15 milhões de euros), condicionada à transferência de 50,1% das ações.

A TAG Heuer sempre teve uma conexão forte com as corridas de automóveis, e na realidade foi através de Steve McQueen que se tornou mundialmente conhecida, quando ele usou um cronógrafo Heuer Monaco no filme "Le Mans" de 1971. Tiger Woods é uma das muitas estrelas desportivas patrocinadas pela TAG Heuer. Uma das celebridades mais famosa a ser patrocinado por Tag Heuer foi o tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna.

Automobilismo[editar | editar código-fonte]

Fórmula 1[editar | editar código-fonte]

No final do ano de 2015, a TAG Heuer formou uma parceria com a equipe de Fórmula 1 da Red Bull Racing.[2] A parceria inclui o fornecimento para Red Bull de unidades de potência da marca TAG Heuer fornecidas pela Renault.[3][4] Com isso, desde a temporada de 2016, a equipe austríaca de Fórmula 1 utiliza os motores Renault renomeados para TAG Heuer.

O Grupo TAG, que não é mais afiliado a TAG Heuer, deu nome aos motores Porsche usados ​​pela McLaren nos anos 1980, rebatizados para TAG. A TAG continua atualmente detendo uma porcentagem das ações da McLaren.

Vitórias da unidade de potência na Fórmula 1[editar | editar código-fonte]

Vitória Temporada Piloto Equipe Grande Prêmio
1 2016 Países Baixos Max Verstappen Áustria Red Bull Racing Grande Prêmio da Espanha de 2016
2 Austrália Daniel Ricciardo Áustria Red Bull Racing Grande Prêmio da Malásia de 2016
3 2017 Austrália Daniel Ricciardo Áustria Red Bull Racing Grande Prêmio do Azerbaijão de 2017
4 Países Baixos Max Verstappen Áustria Red Bull Racing Grande Prêmio da Malásia de 2017
5 Países Baixos Max Verstappen Áustria Red Bull Racing Grande Prêmio do México de 2017
6 2018 Austrália Daniel Ricciardo Áustria Red Bull Racing Grande Prêmio da China de 2018

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Um cronômetro da Heuer pode ser visto e ouvido na abertura da transmissão do programa de notícias 60 Minutos.
  • No final de 2003, a TAG Heuer terminou a sua associação com a Fórmula 1 como cronometrista oficial, sendo substituída pela Siemens.
  • No dia 13 de Setembro de 1999 a TAG Heuer aceitou ser comprada pela LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton S.A. E formam hoje juntas um dos maiores grupos empresariais da Europa.

Referências

  1. a b «Company Profile, Information, Business Description, History, Background Information on TAG Heuer S.A.». referenceforbusiness.com. Advameg Inc. Consultado em 4 de dezembro de 2015 
  2. «TAG Heuer Signs the Red Bull Racing Formula 1 Team». tagheuer.com. TAG Heuer. 4 de dezembro de 2015. Cópia arquivada em 23 de março de 2016 
  3. «Tag Heuer troca McLaren pela Red Bull». autoportal. Consultado em 17 de novembro de 2015 
  4. Barretto, Lawrence (4 de dezembro de 2015). «Red Bull announces it will have TAG Heuer-branded F1 engine in 2016». autosport.com. Haymarket Publications. Consultado em 4 de dezembro de 2015. Cópia arquivada em 4 de dezembro de 2015