Cruz de Mérito para Mulheres e Raparigas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Cruz de Mérito para Mulheres e Raparigas

A Cruz de Mérito para Mulheres e Raparigas (em alemão: Ehrenkreuz für Frauen und Jungfrauen) foi criada em 22 de Março de 1871 pelo Kaiser Guilherme I da Alemanha, então como rei da Prússia. A condecoração destinava-se apenas a mulheres, no sentido lato, e não era uma Ordem de Senhoras, no sentido mais restrito. As mulheres e raparigas recebiam a distinção por indicação da Imperatriz Augusta, e era entregue pelo Kaiser.

Esta condecoração tinha por objectivo recompensar os sacrifícios pessoais em prol das tropas, e das suas famílias, que participaram na Guerra franco-prussiana, de 1870-1871.

Descrição da Cruz[editar | editar código-fonte]

A Cruz era muito semelhante à Cruz de Ferro, no entanto, no face tinha o emblema da Cruz Vermelha, e no reverso uma coroa real acima da inscrição "A" e "W", e da data 1870-1871. A cruz era usada suspensa de uma fita do lado esquerdo do peito. A fita era igual à da Cruz de Ferro para não-combatentes, branca com riscas pretas no bordo.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Maximilian Gritzner: Handbuch der Ritter- und Verdienstorden aller Kulturstaaten der Welt. Weber, Leipzig 1893 (Nachdruck: Reprint-Verlag Leipzig, Holzminden 2000, ISBN 3-8262-0705-X).