Saltar para o conteúdo

Cumulonimbus: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 22: Linha 22:
* [[Cumulonimbus tuba]]
* [[Cumulonimbus tuba]]


cunro?
cunro? bare? djere?


== Fotos ==
== Fotos ==

Revisão das 13h20min de 2 de outubro de 2009

Predefinição:Portal-meteorologia Os cumulonimbus são nuvens convectivas de trovoada que se desenvolvem verticalmente até grandes altitudes, com a forma de montanhas, torres ou de gigantescas couve-flores. Têm uma base entre 300 e 1.500 metros e um topo que pode ir até 23 km de altitude podendo até ter quase 3 vezes a altura do monte Everest, sendo a média entre 9 e 12 km. O topo é caracterizado pela chamada "bigorna": uma expansão horizontal devida aos ventos superiores, lembrando a forma de uma bigorna de ferreiro. São formadas por gotas d'água, cristais de gelo, gotas superesfriadas, flocos de neve e granizo.

Mapa das nuvens. Nuvens cumulus são abreviadas como Cb.

Os cumulonimbus são alimentados por fenómenos de convecção muito vigorosos (por vezes com ventos de mais de 50 nós). Na base, são formados por gotículas de água, mas nas zonas mais elevadas da "bigorna", são já formadas por cristais de gelo.

Podem estar associados a todas as formas de precipitação forte, incluindo grandes gotículas de chuva, neve ou granizo. Uma trovoada é basicamente uma nuvem cumulonimbus capaz de produzir ventos fortes e tempestuosos, raios, trovões e mesmo, por vezes, violentos tornados.

Tipos

Tipos de nuvens Cumulonimbus:

cunro? bare? djere?

Fotos

Ver também

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons


Referência externas