Curt von Bardeleben

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bardeleben
Informações pessoais
Nome completo Curt von Bardeleben
Nascimento 4 de março de 1861[1]
Berlim, Alemanha
Nacionalidade  Alemanha
Falecimento 31 de janeiro de 1924 (62 anos)[1]
Berlim, Alemanha

Curt von Bardeleben foi um enxadrista, editor e escritor alemão do Séc. XIX. Sua vida foi o tema principal do romance The Defense de Vladimir Nobokov, que foi adaptado no filme The Luzhin Defence. Após uma breve tentativa de se dedicar ao direito em 1883, Bardeleben tomou o enxadrismo como profissão, editando para a revista alemã Deutsche Schachzeitung de 1887 até 1891. Seus melhores resultados em torneios internacionais foram o primeiro lugam em Leipzig (1888) empatado com Fritz Riemann, primeiro lugar em Kiel (1893) empatado com Walbrodt e o primeiro lugar em Coburg (1904) empatado com Schlechter e Swiderski. Também venceu seis vezes o torneio berlinense.

Bardeleben também é conhecido por uma derrota para Wilhelm Steinitz durante o torneio de Hastings em 1895, especialmente porque ele simplesmente saiu da sala do torneio e perdeu no tempo ao invés de abandonar a partida. Ficou tão abatido por esta derrota que teve que ser persuadido a continuar o torneio, vindo a terminar em sétimo. Devido as dificuldades financeiras que o povo alemão sofreu como consequências da Primeira Guerra Mundial, Bardeleben cometeu suicídio, pulando de uma janela.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • HOOPER, David e WHYLD, Kenneth, The Oxford Companion to Chess, 2ª edição (1992), pp. 28, 29.
  • GOLOMBEK, Harry. Golombek's Encyclopedia of chess (em inglês). 1ª ed. São Paulo: Trewin Copplestone Publishing, 1977. ISBN 0-517-53146-1

Ligações externas[editar | editar código-fonte]