Cyttorak

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Cyttorak é um personagem fictício que aparece nos quadrinhos americanos publicados pela Marvel Comics. Uma entidade mística, que alimenta o Fanático através do artefato conhecido como Rubi de Cyttorak. [1]

Cain Marko, o Fanático[editar | editar código-fonte]

Durante muitas décadas foi de uma de sua jóias a fonte de poder de Cain Marko, o Fanático, dando a ele todos os seus poderes, já que ele não era mutante. Foi graças a uma de suas jóias que Fanático se tornou um dos seres mais poderosos do Universo Marvel, com um nível de força classe 100(o mesmo do Hulk), um campo de força que só é perpassado misticamente e uma resistência a danos imensa. Utilizando-se dessas habilidades como arauto de Cyttorak que Marko enveredou para o lado criminoso por muitos anos, lutando principalmente contra os X-men, mas também contra os Vingadores e até Homem-Aranha. Até que nos últimos anos se tornou herói, mas para Cyttorak quando Marko ignora sua "verdadeira essência" de vilão ele se torna indigno de tamanho poder e vai se tornando mais fraco. Até que ele firma um acordo e obtém todo o seu poder de volta, nesse acordo Cyttorak lhe teleporta para salvar seu meio-irmão, Charles Xavier que estava sofrendo ataques do Hulk e quando esta batalha terminasse Fanático sairia do grupo de heróis onde estava, o Excalibur e voltaria para sua vida criminosa. Apesar de não ser seu desejo, ele cumpre sua promessa com honra e se despede do grupo e volta a ser um temido vilão, mas diferente do esperado ele não comete grandes crimes, apenas assusta donos de bar e consome todo o seu estoque de bebidas.

Piotr Rasputin, o Colossus[editar | editar código-fonte]

Porém durante a saga A Essência do Medo(em inglês Fear Itself ), Cyttorak acaba escolhendo outro avatar para seu poder, Colossus, pois durante essa saga a Serpente de Midgard havia lançado à Terra diversos martelos feitos em Asgard para algumas pessoas conhecidas como "os Escolhidos", Cain Marko foi uma delas se tornando Kuurt, Quebrador de Pedras, assim ele foi considerado corrompido pela Entidade que então dá sua joia a Colossus para que ele possa então parar Kuurt.

Aparições em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Durante a série animada X-men: Evolution, Magneto usa as pedras ou jóias de Cyttorak para desenvolver alguns mutantes, com alterações que corrompe a moral dos mutantes expostos à radiação da pedra. Passam então, pelo efeito das jóias vários mutantes, dentre eles: Dentes-de-Sabre, Mística, Magneto, Ciclope e seu irmão Destrutor.

Referências

  1. «Cyttorak». Guia dos Quadrinhos. Consultado em 29 de julho de 2019