DWARF

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

DWARF é um formato de dados para depuração padronizado, muito usado. Ele foi concebido conjuntamente com o formato ELF, apesar de ser independente de formatos de arquivo objeto.[1]). O nome DWARF significa em inglês Debug With Attributed Record Format, ou "Depuração através de registros com atributos". Ele tanto expressa o propósito do padrão, quanto é uma aproximação irônica uma palavra já existente, que significa "anão" em inglês.

A primeira versão do DWARF provou ser excessivamente volumosa—donde a ironia do nome. Ela foi sucedida pelo DWARF-2, que era incompatível com a primeira e acrescentou vários esquemas de codificação para reduzir o tamanho dos dados.

O padrão DWARF não foi adotado inicialmente. Por exemplo, quando a Sun adotou o ELF como parte da mudança para o Solaris, eles preferiram continuar usando o padrão stabs, em um acoplamento conhecido como stabs-in-elf. A equipe do Linux fez o mesmo, e o DWARF-2 só se tornou o mais usado ao final dos anos 1990.

A versão 3 do DWARF foi lançada em Janeiro de 2006. [2].

Referências

  1. Michael J. Eager (2007). «Introduction to the DWARF Debugging Format» (PDF). Consultado em 10 de junho de 2007  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  2. «DWARF Version 3 Standard Released» (Nota de imprensa). Free Standards Group. 4 de janeiro de 2006  Verifique data em: |date= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Padrões
Ferramentas
  • (em inglês) libdwarf --biblioteca e ferramenta (chamada dwarfdump) para acessar informações contidas no DWARF.
  • (em inglês) dwarf2-xml --- um conjunto de ferramentas para converter para XML as informações contidas em ELF e DWARF, permitindo gerar grafos de chamada, ou callgraphs;
Artigos
Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.