Danilo Doneda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Danilo Doneda
Danilo Doneda
Nascimento Danilo César Maganhoto Doneda
17 de julho de 1970
Morte 4 de dezembro de 2022
Cidadania Brasil
Alma mater
Ocupação pesquisador

Danilo Cesar Maganhoto Doneda foi um jurista brasileiro especialista em privacidade e proteção de dados. [1] Nasceu em Curitiba em 17 de julho de 1970 e faleceu na mesma cidade em 4 de dezembro de 2022. Danilo Doneda é autor do livro “Da privacidade à proteção de dados” [2] e colaborou para a criação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil.[3]

Foi o primeiro brasileiro a ser nomeado board diretor da International Association of Privacy Professionals (IAPP).[4] [5] Foi membro do conselho da Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e membro indicado pela Câmara dos Deputados para o Conselho Nacional de Proteção de Dados e Privacidade.

Danilo Doneda participou das discussões sobre o Marco Civil da Internet [6] e fazia parte da Comissão de Juristas responsável por estabelecer princípios, regras, diretrizes e fundamentos para regular o desenvolvimento e a aplicação da inteligência artificial no Brasil (CJSUBIA).

Após a sua morte, a ANPD criou o Prêmio de Monografias Danilo Doneda.[7]O curso de Proteção de Dados do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, fo dedicado ao professor Danilo Doneda.

Referências