Daring Club Motema Pembe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Motema Pembe
Nome Daring Club Motema Pembe
Alcunhas Les Immaculés (Os Imaculados)
Fundação 22 de fevereiro de 1936
Estádio Stade des Martyrs
Capacidade 80.000
Competição República Democrática do Congo Linafoot
editar

O Daring Club Motema Pembe é um clube de futebol da República Democrática do Congo, da cidade de Kinshasa. Suas cores são verde e branco.

Motema Pembe, em lingala, significa "Grandes Corações".

História[editar | editar código-fonte]

O Motema Pembe foi fundado no dia 22 de fevereiro de 1936, com o nome de Football Club DARING.Naquela época o termo IMANA fasia parte dum eslogan da equipa qui disia IMANA MATITI MABE . O que significa en lingala imana(nome dum tipo de herva)herva perigosa.O FC DARING sailliou duma divisão duma equipa que se chamava DIABLES ROUGES.Essa divisão deu luz à duas equipas:o V.CLUB(VICTORIA CLUB),com camisola PRETO e VERDE e o FC DARING,com camisola BRANCO e VERDE.Paresse que um groupo de jogadores de Diables Rouges, não contente de nunca ter oportunidade de ser alinhados nos jogos da equipa,decidiram sair da equipa para fundar um outro emblema e receberam por isso uma ajuda pelo missionário francês Reverendo Raphaël de la Kethulle, que chegou ao país em 1917 e promoveu o desenvolvimento do desporto congolês.Com o nascimento dessas duas equipas nasceu também a mais grande rivalidade desportiva do futebol da RDC.É por isso que as duas equipas são chamadas de IRMÃOS INIMIGOS. Essa denominação durou até 1985, quando o clube adotou o nome atual: Daring Club Motema Pembe.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Internacionais[editar | editar código-fonte]

Nacionais[editar | editar código-fonte]

Rivalidade[editar | editar código-fonte]

O principal rival do Motema Pembe é o Association Sportive Vita Club, também de Kinshasa.

Bandeira de República Democrática do CongoSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol congoleses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.