A Experiência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Das Experiment)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre um filme alemão. Para o filme de ficção científica com Natasha Henstridge, veja Species.
A Experiência
Das Experiment
 Alemanha
2001 •  cor •  114 min 
Direção Oliver Hirschbiegel
Roteiro Mario Giordano
Don Bohlinger
Christoph Darnstädt
Elenco Moritz Bleibtreu
Christian Berkel
Oliver Stokowski
Wotan Wilke Möhring
Género
Idioma alemão
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Das Experiment (bra/prt: A Experiência)[1][2] é um filme alemão dirigido por Oliver Hirschbiegel, com roteiro de Don Bohlinger, Christoph Darnstädt e Mario Giordano baseado em romance deste último.

O trabalho narra uma experiência governamental com civis. Em 2010, um remake estadunidense chamado The Experiment foi lançado.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Tarek Fahd (Moritz Bleibtreu) participa com outros 19 candidatos em uma simulação em uma prisão (experimento) por duas semanas, anunciada num jornal. Os candidatos são selecionados pelo computador para ser prisioneiro ou guarda. O experimento começa tranquilo, mas rapidamente corrompe os guardas, em particular Berus (Justus von Dohnanyi), que desenvolve tendências megalomaníacas. Prof. Klaus Thon (Edgar Selge), que já previa todas essas reações desde o começo, não acaba com o experimento.

Com o passar do tempo, os guardas passam boa parte do tempo tentando esconder suas ações e manter o experimento ativo, aprisionando dois cientistas, incluindo Grimm. Com as ações dos guardas fora do controle, entre elas matar um prisioneiro apenas por raiva, leva o restante do grupo a tentar fugir e acabar o experimento. Com a chegada do professor Thon e com a morte de um guarda todos percebem o nível que as coisas chegaram finalmente acabando com o experimento. Berus, no entanto, é preso por seus atos.

Referências

  1. «A Experiência». Brasil: CinePlayers. Consultado em 22 de julho de 2020 
  2. «A Experiência». Portugal: CineCartaz. Consultado em 22 de julho de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme alemão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.