De re metallica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Capa da edição original

De re metallica é um livro publicado em latim em meados do século XVI que cataloga o estado da arte da mineração, a refinação e a fundição de metais, publicado um ano postumamente em 1556 devido a um atraso na preparação das xilografias para o texto.

O autor foi George Bauer, cujo pseudónimo era o nome latim de Geórgio Agrícola. O livro continuou sendo o texto autoridade sobre a mineração durante os seguintes 180 anos depois da sua publicação. Também foi um texto importante de química da época e é significativo na história da química.[1]

Conteúdo[editar | editar código-fonte]

O livro consiste de um prefácio e doze capítulos, chamados de "livro I" até "livro XII", sem títulos. Ele também possui diversas xilogravuras mostrando diagramas e observações, ilustrando equipamentos e processos descritos no texto.

Edições[editar | editar código-fonte]

  • Geórgio Agrícola. De Re Metallica libri XII. – Basileae: Froben. – 1556. – 590 s.
  • Geórgio Agrícola. Vom Bergkwerck XII Bucher. – Basel: Froben. – 1557. – 486 s.
  • Geórgio Agrícola. De Re Metallica. Edited by Herbert Clark Hoover and Lou Henry Hoover. – Nova Iorque: Dover Publications. – 1950.

Referências

  1. Musson; Robinson (1969). Science and Technology in the Industrial Revolution. [S.l.]: University of Toronto Press. pp. 26, 29 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre De re metallica
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre De re metallica