De vulgari eloquentia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
De vulgari eloquentia
De vulgari eloquentia
Retrato de Dante, por Sandro Botticelli
Autor(es) Dante Alighieri
Idioma Latim
País República Florentina
Lançamento 1302 e 1305

De vulgari eloquentia (traduzido livremente para o português, Sobre a eloquência vernácula) é o título de um ensaio de Dante Alighieri, escrito em latim, inicialmente pensando com quatro livros, mas abandonado no meio do segundo. Provavelmente foi composto pouco depois de Dante ter sido exilado; evidência interna aponta para uma data entre 1302 e 1305[1]. O primeiro livro lida com a relação entre o latim e o vernáculo, e a busca por um vernáculo ilustre no território italiano, enquanto o segundo é uma análise do "canto", ou canção (também dito "canzone" em italiano), um gênero literário.

Ensaios em latim eram muito populares na Idade Média, mas Dante faz algumas inovações em seu trabalho: primeiramente, o assunto, que é o vernáculo, era uma escola incomum à época. Em segundo, a forma com que Dante aborda o assunto,isto é, concedendo ao vernáculo a mesma dignidade que era apenas reservada ao latim. Dante escreveu este ensaio a fim de analisar a origem e a filosofia do vernáculo, porque, em sua opinião, a língua não é algo estático, mas algo que evolui e precisa de contextualização histórica[2].

Referências

  1. VIVAI, Cosimo Bartolini Salimbeni. Uma leitura do De vulgari eloquentia de Dante Alighieri. 2009. 93 folhas. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2009. Disponível online. p. 12.
  2. I intend to enquire into matters in which I can be supported by no authority - that is, into the process of change by which one and the same language became many ("Minha intenção é pesquisar assuntos em que não detenho nenhuma autoridade - isto é, o processo de mudança pelo qual uma única e mesma língua se torna várias") De vulgari eloquentia, Livro primeiro, IX. Tradução para o inglês de Steven Botterill. Disponível online.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.