Debutante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ilustração de Harrison Fisher, de The Princess Elopes por Harold MacGrath

Debutante é a palavra usada para designar a adolescente que completa seus quinze anos de idade. A palavra vem do francês débutante, que significa iniciante ou estreante.

O baile de debutantes é um rito de passagem ao qual as jovens são submetidas, geralmente sendo realizado quando as mesmas completam quinze anos. Completando o décimo quinto aniversário de uma mulher, pedia-se uma linda festa de comemoração, onde ela seria apresentada oficialmente à sociedade, começando assim uma nova fase de sua vida.

A partir do seu "début", a jovem moça passava a frequentar reuniões sociais, a usar roupas mais adultas e tinha permissão para namorar. Normalmente, na recepção dos convidados, a garota usava um vestido bonito e simples, cheio de detalhes infantis, e depois da meia noite usava um lindo vestido de gala para dançar a valsa com seu pai; tudo para representar que ela deixava de ser menina para se tornar uma mulher.

Origem[editar | editar código-fonte]

A celebração dos quinze anos é uma tradição muito comum na América Latina. Embora a palavra "debutante" tenha se popularizado no Brasil, a origem do rito dos quinze anos se deu no atual México. A civilização asteca e outros povos indígenas tiveram várias diferentes cerimônias para marcar a passagem dos vários estágios da vida. O quinceañera (como é conhecido nos países hispânicos) tem origem na tradição asteca que marca a transição da menina para a vida adulta, quando ela era apresentada como virgem para a comunidade.[1]

Atualmente a tradição das festas de 15 anos mudaram muito. Diferentes cerimoniais e roteiros são utilizados em festas de debutantes, ampliando as diferentes maneiras de se comemorar uma festa de Debutante.

Tipos de festas de debutantes[editar | editar código-fonte]

No Brasil os principais tipos de festas de 15 anos são:

  • Festa de 15 anos Tradicional - Em que segue-se a tradição de maneira estrita. A debutante entra para a cerimônia, dança a valsa com os 15 casais e passa pela troca do sapato e do anel. A festa tradicional pode variar um pouco por estado brasileiro.
  • Festa de 15 anos Moderna - Em que são mesclados traços de uma festa tradicionais com um festa moderna. A Debutante pode começar dançando a tradicional valsa e modifica-la no final com uma música e dança moderna - a chamada "valsa maluca".
  • Festa de 15 anos Evangélica[2] - Assim como a festa de 15 anos moderna, a festa de 15 anos evangélica também utiliza traços da tradição da debutante, mesclando-os com uma cerimônia evangélica.
  • Festa de 15 anos Simples - Uma festa de 15 anos simples é muitas vezes uma opção para debutantes que buscam realizar a cerimônia sem gastar muito dinheiro. Muitas vezes esse modelo de festa é realizado em casa e conta com a tradicional Valsa.]

Dados[editar | editar código-fonte]

Em 2018, segundo o IBGE, 2 milhões de garotas completarão 15 anos[3]. Dessas, cerca de 56,72% realizarão uma comemoração de 15 anos. Por outro lado apenas 7,93% realizarão uma viagem, sendo que 4,43% vão viajar para dentro do Brasil e 3,5% vão viajar para o exterior.[4]

A Cerimônia[editar | editar código-fonte]

Uma cerimonia de uma festa tradicional de debutante segue uma estrutura bem determinada e cheia de simbolismos. Os símbolos normalmente giram em torno do processo de amadurecimento da jovem garota. Os principais momentos simbólicos da cerimônia de debutante são:

  • A valsa.
  • O momento do anel da debutante.
  • A troca da boneca (que não é muito utilizada atualmente).
  • A troca do sapato [5].

Referências

  1. «The Quinceañera: A Coming of Age Celebration With Old Roots - Get Ordained». Get Ordained Online (em inglês). Consultado em 5 de abril de 2018 
  2. «Festa de 15 anos evangélica». Consultado em 18 de julho de 2018 
  3. «IBGE». Consultado em 18 de julho de 2018 
  4. «Pesquisa Meus 15 Anos». Consultado em 18 de julho de 2018 
  5. Aires, Amy (1 de abril de 2014). «Cerimônia de Debutante: A troca do sapato.». Debuteen. Consultado em 27 de setembro de 2018