Debutante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ilustração de Harrison Fisher, de The Princess Elopes por Harold MacGrath

Debutante é a palavra usada para designar a adolescente que completa seus quinze anos de idade. A palavra vem do francês débutante, que significa iniciante ou estreante.

O baile de debutantes é um rito de passagem ao qual as jovens são submetidas, geralmente sendo realizado quando as mesmas completam quinze anos. Completando o décimo quinto aniversário de uma mulher, pedia-se uma linda festa de comemoração, onde ela seria apresentada oficialmente à sociedade, começando assim uma nova fase de sua vida.

A partir do seu "début", a jovem moça passava a frequentar reuniões sociais, a usar roupas mais adultas e tinha permissão para namorar. Normalmente, na recepção dos convidados, a garota usava um vestido bonito e simples, cheio de detalhes infantis, e depois da meia noite usava um lindo vestido de gala para dançar a valsa com seu pai; tudo para representar que ela deixava de ser menina para se tornar uma mulher.

Origem[editar | editar código-fonte]

A celebração dos quinze anos é uma tradição muito comum na América Latina. Embora a palavra "debutante" tenha se popularizado no Brasil, a origem do rito dos quinze anos se deu no atual México. A civilização asteca e outros povos indígenas tiveram várias diferentes cerimônias para marcar a passagem dos vários estágios da vida. O quinceañera (como é conhecido nos países hispânicos) tem origem na tradição asteca que marca a transição da menina para a vida adulta, quando ela era apresentada como virgem para a comunidade.[1]

Atualmente a tradição das festas de 15 anos mudaram muito. Diferentes cerimoniais e roteiros são utilizados em festas de debutantes, ampliando as diferentes maneiras de se comemorar uma festa de 15 anos.

Tipos de festas de debutantes[editar | editar código-fonte]

No Brasil os principais tipos de festas de 15 anos são:

  • Festa de 15 anos Tradicional
  • Festa de 15 anos Moderna
  • Festa de 15 anos Evangélica
  • Festa de 15 anos Simples

Referências

  1. «The Quinceañera: A Coming of Age Celebration With Old Roots - Get Ordained». Get Ordained Online (em inglês). Consultado em 5 de abril de 2018