Decaspermum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaDecaspermum
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Myrtales
Família: Myrtaceae
Supertribo: Myrtinae
Género: Decaspermum
Espécies
Ver texto

Decaspermum é um género botânico pertencente à família Myrtaceae. Consiste em espécies arbustivas ou em árvores de pequeno porte, nativas da Ásia, Malásia, Melanésia e Austrália Oriental. Está incluído na subtribo Myrtinae. Algumas das suas espécies estão ameçadas de extinção, como a Decaspermum vitiense e a Decaspermum struckoilicum. O género está relacionado filogeneticamente com os géneros Archirhodomyrtus, Austromyrtus, Cassia, Lenwebbia, Lithomyrtus, Lophomyrtus, Myrtella, Myrtastrum, Neomyrtus, Octamyrtus, Pilidiostigma, Rhodamnia, Rhodomyrtus e Uromyrtus. Os estudos filogenéticos estão, contudo, ainda em fase incipiente.

As suas folhas são opostas e pecioladas. As inflorescências são axilares e, por vezes terminais, com flores solitárias em cimeiras e panículas e botrióides (panículas reduzidas). As fores são, geralmente pentâmeras, com sépalas persistentes e pétalas cor de rosa ou brancas. Os estames são numerosos e as anteras têm forma globosa. O ovário é ínfero.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre rosídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.