Delicatesse

Delicatesse ou delicatessen é uma loja que vende comidas finas e iguarias.[1][2][3] Especializada em comidas exóticas, raras e de difícil preparo ou criação.
Etimologia[editar | editar código-fonte]
A palavra portuguesa delicatesse vem do alemão ("delikat + essen"), que significa literalmente "delicadeza" e "comida". O que também pode ser traduzido como "iguaria".
O conceito de delicatesse chegou ao Brasil (e também a outro países da América, como os Estados Unidos) por meio de imigrantes alemães, principalmente com os Judeus Ashkenazi[4], já que eles era impossibilitados de terem terras agrícolas e o comercio sempre foi uma das poucas fontes de renda.
Em inglês, usa-se também a abreviatura "deli".
Estabelecimentos[editar | editar código-fonte]
No Canadá, Irlanda, Bélgica e no Reino Unido as delicatesse's são lugares que vendem queijos finos e carnes nobres (charcuteria). Vinhos e bebidas alcoólicas refinadas. Pães e salgados especiais. Doces, temperos, condimentos, laticínios e iguarias no geral. Conjugados com um café.
Nos EUA e na Austrália o mesmo conceito se aplica, mas com a ideia de um restaurante mais forte do que a do resto do estabelecimento e em geral é voltado para um publico vegano ou de comidas saudáveis.
Na França, Itália, Alemanha, Suíça e Áustria o mesmo conceito dos outros países europeus, só com o foco nos produtos de marcas e produtos industriais de luxo como caviar, trufas, conjugando assim o espaço com um café e um pequeno armazém. Dentro de um lugar de arquitetura extremamente requintada. Nos países de língua alemã também podem ser chamadas de Feinkost.
Lugares Famosos[editar | editar código-fonte]
Dallmayr "Stammhaus" em Dienerstraße 14-15, Munique
Katz's Delicatessen em Nova Iorque
Funchon em Paris
Fortnum & Masonem Londres

Referências[editar | editar código-fonte]
- ↑ «Delicatesse Doceria em Montenegro | Guia Regional Meguia». www.meguia.com.br. Consultado em 26 de dezembro de 2015
- ↑ «Delicatesse Viktória - Bolos, Tortas, Doces, Salgados e outras delícias». www.delicatesseviktoria.com.br. Consultado em 26 de dezembro de 2015
- ↑ «Jardim Amelie é nova opção gastronômica em Joinville». A Notícia. Consultado em 26 de dezembro de 2015
- ↑ «Ashkenazi Jews». Wikipedia (em inglês). 28 de fevereiro de 2018