Mamba-verde-oriental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Dendroaspis angusticeps)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMamba-verde-oriental

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Serpentes
Família: Elapidae
Género: Dendroaspis
Espécie: D. angusticeps
Nome binomial
Dendroaspis angusticeps
(A. Smith, 1849)
Distribuição geográfica

A mamba-verde-oriental ou mamba-comum (Dendroaspis angusticeps) é uma cobra arborícola venenosa e diurna, nativa do sudeste de África.[1] As mambas-verdes-orientais são os menores membros do gênero das mambas, medindo cerca de 1, 8m, com relatos de espécimes que chegaram aos 3, 7m. São verdes, brilhantes, compridas e finas.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Alimentam-se principalmente de aves jovens, ovos de aves e pequenos mamíferos. Mambas jovens podem ocasionalmente alimentar-se outros répteis, tais como camaleões.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Os espécimes podem ser encontrados em florestas principalmente perto da costa que se estende desde o Cabo Oriental na África do Sul, passando por Moçambique e pela Tanzânia, até ao sudeste do Quénia, e indo para o interior até ao sul do Malawi e leste do Zimbabwe.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b Wagner, P., Branch, W.R., Safari, I. & Chenga, J. (2021). Dendroaspis angusticeps (em inglês). IUCN 2021. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. 2021​: e.T13265770A13265778. doi:10.2305/IUCN.UK.2021-2.RLTS.T13265770A13265778.en Página visitada em 28 de outubro de 2021.


Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Dendroaspis angusticeps
Ícone de esboço Este artigo sobre serpentes, integrado ao projeto de herpetologia, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.