Dermanura gnoma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaDermanura gnoma[1]

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [2]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Chiroptera
Família: Phyllostomidae
Subfamília: Stenodermatinae
Gênero: Dermanura
Espécie: D. gnoma
Nome binomial
Dermanura gnoma
(Thomas, 1893)

Dermanura gnoma é uma espécie de morcego da família Phyllostomidae. Pode ser encontrada na Bolívia, Brasil, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guina, Suriname e Guiana Francesa.Esta éspecie foi descrita pela primeira vez por Thomas Handley em 1987 junto com outras seis espécies do mesmo genero. Este morcego se destacou por ser o menor do grupo e ter uma distribuição geográfica mais restrita que as outras tres dentro do território Brasileiro.Como muitos morcegos ele é frugívoro,ou seja,se alimenta de uma variedade de frutas,e não de sangue como se pensa popularmente sobre a maioria dos morcegos.É um animal pequeno (10 cm em média) e inofensivo.[3]

Distribuição Geográfica[editar | editar código-fonte]

Essa espécie está presente na região amazônica brasileira, também no Cerrado no Centro-Oeste, nas proximidades da Serra do Roncador, é uma espécie pioneira no domínio da Floresta Atlântica no Espírito Santo mas não está presente á oeste dos Andes e na costa Venezuelana.Normalmente é facil de ser encontrado em áreas úmidas e em florestas perenes mais do que em campos abertos.

Características taxonômicas[editar | editar código-fonte]

Possui a pelagem dorsal de cor castanho-claro e ventral levemente mais clara, mudando para o cinza na região próxima a cabeça; Possui faixas claras na face incipientes, o que o diferencia de forma mais marcantes das outras espécies do gênero; tem as bordas das orelhas, trago e base da folha nasal notavelmente amareladas; e a presença de dois pares de molares superiores e três de inferiores, muitas das vezes inexistentes nos outros exemplares do grupo.

Importância Ecológica[editar | editar código-fonte]

São considerados por estudiosos como indicadores de mudanças de paisagem pelo impacto humano,e tambem são importantes dispersores de sementes contribuindo no processo de regeneração florestal.

Referências

  1. Simmons, N.B. (2005). Wilson, D.E.; Reeder, D.M. (eds.), eds. Mammal Species of the World 3 ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press. pp. 312–529. ISBN 978-0-8018-8221-0. OCLC 62265494 
  2. Sampaio, E.; Lim, B.; Peters, S. (2008). "Artibeus"%20gnoma "Artibeus" gnoma (em inglês). IUCN 2014. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. 2014. Página visitada em 21 de fevereiro de 2015..
  3. «Artibeus gnomus» (em inglês). ITIS (www.itis.gov) 
  1. Gonçalves. E, Gregorin. E. Quirópteros da estação ecológica da Serra das Araras, Mato Grosso, Brasil, com o primeiro registro de Artibeus gnomus e Artibeus anderseni para o cerrado. UFMG. 2004.
  2. Dias. Daniela, ET al. Estrutura e análise zoogeográfica de uma taxocenose de morcegos no norte do estado do Amazonas, Brasil. Chiroptera Neotropical 16(1), July, 2010.
  3. Falcão. FC, Santos. SB, Drummond. S. Espécies de morcegos do Planalto da conquista, Bahia, Brasil. Chiroptera Neotropical 11(1-2), december 2005
  4. Aguiar-Marques. AS, Mello.SCC, Aguiar. SFG, Queiroz. LAJ. Levantamento preliminar da mastofauna da região de Anajás-Muaná, Ilha de Marajó, Pará, Brasil.
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Dermanura gnoma
Ícone de esboço Este artigo sobre morcegos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.