Desempenadeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Desempenadeira pode ser utilizada para alisar argamassa, estender panos, auxiliar no sarrafeamento, fazer frisos em cerâmicas etc.

A desempenadeira, desempoladeira ou ainda desemboladeira é o instrumento de construção formado por uma chapa metálica ou madeira retangular, com uma empunhadura no centro. Sua função é alisar a argamassa já aplicada à superfície ou, ainda, produzir sulcos nessa massa para melhor fixação de cerâmicas e pedras artesanais. No caso de cerâmicas e demais pedras para assentamento, usa-se a de face dentada.

Difere da trolha, também conhecida como colher de pedreiro. Habitualmente, o pedreiro segura a desempenadeira carregada de argamassa em uma mão, tal qual uma paleta, enquanto aplica porções de panos dessa argamassa sempre desempenado para depois sarrafear e posteriormente dar o acabamento final.

Além desse modelo tradicional ainda existem várias outras para cada uso e especificação de obra que será realizada.

Em marcenaria, desempenadeira é a máquina que realiza o desempeno da madeira.


Ícone de esboço Este artigo sobre construção civil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.