Desenvolvimento humano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Desenvolvimento social)
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde julho de 2014).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
O desafio do desenvolvimento humano sustentável: em 2008, 50% da população mundial vivia em áreas urbanas e 50% nas áreas rurais. Desde então, aumenta a taxa de urbanização. De acordo com o Fundo de População das Nações Unidas, o aumento da população urbana é devido ao empobrecimento do meio rural, que levou à migração da população rural para as cidades e subúrbios, criando grandes bolsões de pobreza e subdesenvolvimento. Na foto, o desenvolvimento urbano em Bacu.

O desenvolvimento humano, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é aquele que situa as pessoas no centro do desenvolvimento, promovendo a realização do seu potencial, o aumento de suas possibilidades e o desfrute da liberdade de viver a vida que elas desejam. A publicação mais importante sobre o desenvolvimento humano é o Informe Anual Mundial sobre el Desarrollo Humano, do PNUD. O PNUD desenvolve dois importantes indicadores: o índice de desenvolvimento humano e o índice de pobreza multidimensional.

Definições de desenvolvimento humano[editar | editar código-fonte]

O conceito de desenvolvimento humano, como bem sublinhou Amartya Sen, tem as suas origens no pensamento clássico e, em particular, nas ideias de Aristóteles, que acreditava que alcançar a plenitude do florescimento das capacidades humanas é o sentido e fim de todo desenvolvimento. O conceito de desenvolvimento humano tornou-se um conceito paralelo à noção de desenvolvimento econômico, embora o primeiro seja mais amplo, pois, ademais de considerar os aspectos relativos à economia e os ingressos, integra aspectos como a qualidade de vida, bem-estar individual e social e felicidade, inspirado no artigo 22 e seguintes da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948.

O desenvolvimento humano é o processo pelo qual uma sociedade melhora a vida dos seus cidadãos através de um aumento de bens com os que pode satisfazer suas necessidades básicas e complementares, e a criação de um entorno que respeite os direitos humanos de todos eles. Também é considerado como a quantidade de opções que tem um ser humano em seu próprio meio de ser ou fazer o que ele deseja ser ou fazer. O desenvolvimento humano também pode ser definido como uma forma de medir a qualidade da vida humana no meio que em que vive, sendo uma variável chave para a classificação de um país ou região.

Em um sentido genérico, o desenvolvimento humano é a aquisição por parte dos indivíduos, comunidades e instituições da capacidade de participar efetivamente na construção de uma sociedade próspera tanto em um sentido material como imaterial (espiritual, relacional, individual etc.).

O desenvolvimento humano, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, integra aspectos de desenvolvimento relativos ao desenvolvimento social, o desenvolvimento econômico (incluindo o desenvolvimento local e rural) e o desenvolvimento sustentável.

Também pode-se dizer que o desenvolvimento humano implica em satisfazer as necessidades identificadas por Abraham Maslow na denominada pirâmide de Maslow.

Índice de Desenvolvimento Humano - IDH[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Índice de Desenvolvimento Humano

Relatório Anual de Desenvolvimento Global Humano. O índice de desenvolvimento humano (IDH) é uma medida de desenvolvimento humano do país. Este índice é elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O IDH é um indicador social estatístico composto por três parâmetros:

Índice de pobreza multidimensional - IPM[editar | editar código-fonte]

Desde 2010, o novo índice de pobreza multidimensional (WPI ou MPI, Multidimensional Poverty Index-) suplanta aos índices de pobreza humana IPH e IPH-1/IPH-2:

Outros índices de desenvolvimento e pobreza[editar | editar código-fonte]

Além do índice de desenvolvimento humano direto (IDH) e, desde 2010, do novo índice de pobreza multidimensional (IPM ou MPI), existem outros índices relativos à pobreza e ao desenvolvimento:

Índices de desenvolvimento humano para todas as idades[editar | editar código-fonte]

Índices para medir a distribuição de renda[editar | editar código-fonte]

Para medir a distribuição uniforme de renda entre todos os indivíduos de um determinado país, há alguns indicadores econômicos alternativos ao criticado (entre outros por Simon Kuznets), embora ainda amplamente utilizados com um único parâmetro, o PIB per capita ou rendimento per capita (que é um dos parâmetros do IDH):