DiC Entertainment

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sede da DIC Entertainment em Burbank, Califórnia.


DIC Entertainment Corporation (/ˈdiːk/; também conhecida como DIC Audiovisuel, DIC Enterprises, DIC Animation City, DIC Entertainment, LP e DIC Productions), conhecida como The Incredible World of DIC, era uma produtora internacional de cinema e televisão que era principalmente associado como um estúdio de animação. Como uma divisão da The Walt Disney Company, a DIC produziu longas-metragens de ação ao vivo e licenciou inúmeras séries de anime.

↵Em 20 de junho de 2008, a DIC foi adquirida e posteriormente incorporada ao Cookie Jar Group. A partir de 2022, a maior parte da biblioteca DIC é atualmente propriedade da WildBrain (anteriormente DHX Media) depois que a DHX adquiriu o Cookie Jar em 22 de outubro de 2012.

1971–1982: DIC Audiovisual

A Diffusion, Information Communications (DIC) foi formada na França em 1971 por Jean Chalopin como a divisão de produção da Radio Television Luxembourg, uma empresa de mídia existente há muito tempo.[6][7]

Em 1981, a DIC estabeleceu uma parceria com o estúdio de animação japonês Tokyo Movie Shinsha, como um dos subcontratados de animação no exterior.  Eles ajudaram a animar muitos dos programas da TMS, começando com Ulysses 31. Eles também produziram o piloto não aéreo Lupin VIII.  Esta parceria durou até 1996.


No Brasil, suas produções costumavam ser exibidas, na maioria das vezes, na TV aberta pela Rede Globo e SBT. Já na TV paga, foram exibidas em vários canais infantis (principalmente pela extinta Fox Kids e Disney Channel).

A DIC foi criada na frança no Ano de 1971 por Jean Chalopin como uma divisão de uma Empresa chamada Radio Television Luxembourg, A DIC dos Estados Unidos foi criada em 1982 na cidade de Burbank no Estado da Calífornia por um ex Escritor das Histórias da Hanna-Barbera pra traduzir Filmes Séries e Animações da DIC pro inglês.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre animação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.