Saltar para o conteúdo

Dia útil: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Chobot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Robô: A adicionar: da, ja, ko, simple A modificar: en
Linha 1: Linha 1:
SABADO É UM DIA UTIL CONSIDERADO POR DIVERSAS EMPRESAS E POR TANTO PARA O EMPREGADOR , SABADO É TIDO COMO UM DIA UTIL PARA RECEBER .


'''Dia útil''' é qualquer [[dia]] que não seja [[domingo]] ou [[feriado]].
'''Dia útil''' é qualquer [[dia]] que não seja [[domingo]] ou [[feriado]].



Revisão das 14h00min de 7 de janeiro de 2013

SABADO É UM DIA UTIL CONSIDERADO POR DIVERSAS EMPRESAS E POR TANTO PARA O EMPREGADOR , SABADO É TIDO COMO UM DIA UTIL PARA RECEBER .


Dia útil é qualquer dia que não seja domingo ou feriado.

Na década de 1980, com altas taxas de juros 'overnight' e elevada inflação, o Banco Central do Brasil adotou o sistema com 252 dias úteis para aplicações financeiras.

No mundo ocidental, sábados e domingos não são contados como empresarial/dias úteis. Em alguns países muçulmanos e em Israel, isto aplica-se à Sexta-feira e Sábado.

Os dias úteis são comuns em empresas com limite de tempo de serviços, tais como a navegação ou o processo de pagamento. Como por exemplo, ao enviar uma encomenda através de uma transportadora, a encomenda expedida numa quinta-feira com prazo de entrega em dois dias úteis, será entregue na segunda-feira.

Nos Estados Unidos da América, um dia de trabalho é geralmente referido como um dia de semana, não incluindo o Sábado e o Domingo.

Para a justiça

O Art. 175 do CPC (Código de Processo Civil) tem como texto: "São feriados, para efeito forense, os domingos e os dias declarados por lei." Dada a redação, sem nenhum outro artigo que aluda ao fato, entende-se que o dia de sábado, assim como os de segunda à sexta-feira são dias úteis ao foro judicial.

Calculando dias úteis

Os cálculos de dia úteis tomam duas formas:

Dias úteis a partir da data - dado uma data de partida e um número de dias úteis [normalmente um número inteiro], indique a data (normalmente no futuro) a partir da data inicial que medirá o número de dias de trabalho.

Os dias úteis líquidos - dadas duas datas (data de início e data final), calcule o número de dias úteis entre as duas datas.

Algoritmo básico - para longos períodos onde a exatidão não é uma simples razão crítica do trabalho aos dias do calendário decorridos que pode ser usados. Por exemplo, se Segunda-feira à Sexta-feira são considerados dias trabalho então uma proporção de 5/7 pode ser usado para o calculo dos dias de trabalho dos dias do calendário decorridos.

Embora este cálculo seja simples de implementar, é impreciso para durações pequenas e pode não considerar feriados. Um cálculo mais exato, consideraria o dia -da-semana do ponto de partida, o dia-de-semana a contar do final e e todos os feriados que caírem no intervalo..

Quando referenciar o dia sem mencionar qualquer calendário ou grupos de trabalho (dias úteis) torna-se automaticamente a ser assumido dias de calendário.

Mudanças e tendências

A introdução de flex time introduz a internet como uma maior facilidade globalizada e a mão-de-obra terceirizada. A noção de um dia útil veio sob um determinado grau de desafio. As companhias à base de informação com uma dependência limitada de mercadorias físicas têm menos de uma necessidade de distinguir um fim de semana de dia de semana e de fato para muitos, não há absolutamente nenhuma diferença.

Programação e Algoritmos

Existem diversas formas de obter o número de dias úteis entre duas datas. Por exemplo através de uma folha de cálculo de Excel. No entanto esta não tende a ser precisa pois ignora muitos fatores.

Para um cálculo exato, essencialmente é necessário considerar, no caso Português, o número de dias que não são nem feriado, nem Sábado nem Domingo. O problema tende a ser o cálculo do dia da Páscoa. A Páscoa, simplificando, é o primeiro Domingo, depois da primeira lua cheia, depois do início da Primavera no hemisfério norte. Ora o algoritmo para o cálculo da Páscoa é deveras complexo, e foi elaborado primeiramente pelo matemático alemão Carl Friedrich Gauss.

Através da Páscoa calculam-se, em Portugal, a Sexta-feira santa, O Carnaval e a Quinta-feira corpo de Deus. Estes feriados são móveis e calculados em função da Páscoa. Todos os outros feriados são fixos no calendário. Em Portugal também existem feriados municipais, para cada localidade, normalmente com cariz religioso.

Um algoritmo para o cálculo de dias úteis entre duas datas para um determinado país terá de ter em consideração todos estes fatores acima mencionados.

Ligações externas

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.