Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Publicação da UNODC sobre Anfetaminas

Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas é uma efeméride anual da Organização das Nações Unidas, com ocorrência no dia 26 de Junho.

Anualmente a ONU, através do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) dá ênfase à Campanha Internacional de Prevenção às Drogas. Nesta data, em Viena, é lançado o Relatório Mundial de Drogas contendo informações atualizadas do mundo todo sobre consumo, produção e tráfico de drogas.

A data foi definida pela Assembléia Geral da ONU através da Resolução 42/112 de 7 de Dezembro de 1987, implementando recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, realizada em 26 de Junho do mesmo ano, ocasião em que se aprovou o Plano Multidisciplinar Geral sobre Atividades Futuras de Luta contra o Abuso de Drogas.

Esta convenção fornece medidas detalhadas contra o tráfico de drogas, incluindo: provisões contra a lavagem do dinheiro; contra o desvio de precursores químicos; provê apoio logístico para a cooperação internacional na extradição de traficantes, entregas e transferência controladas de produtos. Tais medidas dão suporte ao compromisso mundial de combate ao crime transnacional ratificado pela Declaração do Milênio.

O Relatório Mundial de Drogas (ano 2007) informa que o comércio mundial de drogas movimenta cerca de US$ 322 bilhões por ano.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Lisa Schlein. «UN Report: Global Drug Abuse Under Control» (em inglês). Voanews.com. Arquivado do original em 29 de julho de 2007 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

(Cópias arquivadas)