Saltar para o conteúdo

Dia dos Avós: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 189.38.227.212 ( modificação suspeita : -35), para a edição 36517930 de Aleph Bot
Linha 31: Linha 31:
{{DEFAULTSORT:Dia Avos}}
{{DEFAULTSORT:Dia Avos}}
[[Categoria:Dias especiais|Avos]]
[[Categoria:Dias especiais|Avos]]
Cuidado ou Vai Ser Hackeado

Revisão das 19h54min de 24 de outubro de 2013


Dia dos avós
Outro(s) nome(s) Dia do vovô e da vovó
Celebrado por Mundial
Tipo Comemorativo
Data variável em cada país

O dia dos avós é uma data comemorativa dedicada aos avós

No Brasil comemora em 26 de julho, tendo sido esta data escolhida em razão da comemoração do dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

A data da festa de São Joaquim sofreu várias alterações ao longo dos tempos. Inicialmente era celebrada no dia 20 de março, associada à de São José, tendo sido depois transferida para o dia 16 de agosto, para associar-lhe ao triunfo da filha na celebração da Assunção, no dia precedente.

Em 1879, o papa Leão XIII, cujo nome de batismo era Gioacchino (versão italiana de Joaquim), estendeu sua festa a toda Igreja. Finalmente, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.

História

Conta a história que, no século I a.C., Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria.

Devido à sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Ana morreu quando Maria tinha apenas três anos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser mãe de seu filho Jesus Cristo.

São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avôs e avós.

Cuidado ou Vai Ser Hackeado