Diocese de Fidenza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Diocese de Fidenza
Fidentina
Diocese de Fidenza
Localização
País Itália
Arquidiocese metropolitana Arquidiocese de Módena-Nonantola
Informação
Rito romano
Criação 12 de fevereiro 1601
Padroeiro(a) São Donino
Governo da diocese
Bispo Carlos Mazza
Jurisdição diocese

A Diocese de Fidenza (Dioecesis Fidentina) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica na Itália,[1] pertencente à Província Eclesiástica da Emília-Romanha e à Conferenza Episcopale Italiana, sendo sufragânea da Arquidiocese de Módena-Nonantola.

As episcopal està nas Catedral de Fidenza, na Região da Emília-Romanha.

Território[editar | editar código-fonte]

A Diocese foi constituída em 1601. Ela estende-se entre as Províncias de Parma e de Placência, compreendendo as comunas de Fidenza, Salsomaggiore Terme, Pellegrino Parmense, Busseto, Polesine Parmense e Zibello, na província Parmense, e de Monticelli d'Ongina, Castelvetro Piacentino e Villanova sull'Arda no território placentino. O território é dividido em 70 paróquias e em 4 vicariados: Urbano-Suburbano, Salsomaggiore Terme-Pellegrino Parmense, Busseto-Bassa Parmense e Bassa Piacentina.

Padroeiro[editar | editar código-fonte]

O Padroeiro da Cidade è São Donnino màrtir, decapitado em Fidenza em 296. Os restos são conservados numa urna de prata na cripta da catedral.

Administração[editar | editar código-fonte]

Últimos bispos de Fidenza:[1]

Referências

  1. a b Cheney, David M. (2019). «Diocese of Fidenza». The Hierarchy of the Catholic Church. Consultado em 24 de julho de 2019. Cópia arquivada em 21 de março de 2019