Diogo Fernandes de Almeida, prior do Crato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Diogo Fernandes de Almeida.

Diogo Fernandes de Almeida, Prior do Crato (m. 1508) foi um nobre português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Foi Prior do Crato, Monteiro­-Mor de D. João II de Portugal e Alcaide-Mor do Castelo de Torres Novas, Aio do Mestre da Ordem de Santiago e Administrador da Ordem de Avis D. Jorge de Lancastre, Membro do Conselho Real[1].

Distinguiu igualmente no Norte de África, na empresa que os cronistas chamam . Esteve sitiado no forte "Da Graciosa", levantada no Rio Luco, em Larache, ao largo de Marrocos, que o Rei de Fez pôs-lhe cerco, impedindo a sua conclusão. Por fim fez-se um tratado de paz, retirando os nossos com todas as honras da guerra, e demoliu-se a fortaleza[2].

Dados genealógicos[editar | editar código-fonte]

D. Diogo Fernandes de Almeida era filho segundo de D. Lopo de Almeida, 1.° Conde de Abrantes, e de sua mulher Brites da Silva, Camareira-Mor da Rainha D. Leonor, filha de Pedro Gonçalves Malafaia, rico homem, vedor da Fazenda do rei D. João I.

Teve três filhos sacrílegos com Inês Velez, filha de um fidalgo castelhano:

A sua linhagem daria origem à dos Condes de Avintes de juro e herdade, Condes e Marqueses de Lavradio de juro e herdade, à dos Condes de Assumar de juro e herdade e dos Marqueses de Castelo Novo depois Marqueses de Alorna de juro e herdade.

Referências

  1. ALMEIDA, Andreia da Silva - D. Lopo de Almeida. Memórias do 1º Conde de Abrantes. Abrantes, Câmara Municipal de Abrantes, 2010, p. 24.
  2. O Convento de São Marcos, por Joaquim de Vasconcelos, Revista de Guimarães, Vol. XIV, n- 2 e 3, Abril e Julho, Porto, 1897

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • ALMEIDA, Andreia da Silva (2010). D. Lopo de Almeida. Memórias do 1º Conde de Abrantes. [S.l.]: Câmara Municipal de Abrantes. ISBN 9789729133435 
  • Gayo, Felgueiras. NFP - Nobiliário das Famílias de Portugal. [S.l.: s.n.] 
  • NPB - Nobreza de Portugal e Brasil, vol.2. [S.l.: s.n.] 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.