Diogo Fernandes de Beja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Diogo Fernandes de Beja
Nascimento
Beja
Morte 1551
Chaul
Nacionalidade Portugal Portugal
Ocupação diplomata, capitão-mor da frota da Índia.
Assinatura

Diogo Fernandes de Beja (Beja, ? — Chaul, 1551) foi um diplomata e militar ao serviço de Portugal, capitão-mor da frota da Índia.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Navegador experiente e inovador, fez parte do grupo de colaboradores de Afonso de Albuquerque que se salientou no serviço prestado na Índia durante a primeira metade do século XVI. Depois de ter sido moço da câmara de D. Manuel , 4.º duque de Beja, elevado ao trono em 1495, deslocou-se para o Oriente, onde chegou em 1510.

Tomou parte na segunda conquista de Goa e depois, em 1511, tornou-se capitão-mor da esquadra que se dirigiu para o cabo Guarda-fui. Em 1513, juntou-se a Afonso de Albuquerque na viagem ao mar Vermelho e, em 1515, participou na conquista de Ormuz. Regressou à Índia em 1519, tornando-se capitão da fortaleza a construir em Diu. Morreu em combate, durante uma batalha naval ao largo de Chaul.[1]

De acordo com a vontade que Diogo Fernandes de Beja expressara em vida, a sua viúva, Isabel Borges, fez construir, em Beja, a ermida de Santa Catarina, invocação por ele escolhida, em homenagem à tomada de Goa, ocorrida no dia desta mártir, padroeira dos marítimos.[2] Falecida em 5 de Setembro de 1551, Isabel Borges ficou sepultada na cripta da dita ermida, que serviu de panteão aos Fernandes de Beja. Uma inscrição em caracteres gótico assinalava tal fundação:

"ESTA IGREJA DA BENAVENTURADA SANTA CATHERINA / MANDOU FAZER DIOGO FRS. QUE MORREU NA INDIA EM / CHAUL CAPITÃO MOOR DA FROTA TODA QUE TRAZIA DIOGUO LOPEZ DE SIQUEIRA CAPITÃO-MOOR DA INDIA O QUE FOI / ELLEGIDO POR TODOS QUE NAQUELLE TEMPO / ERÃO NA INDIA E MORREU EM CHAUL PLEIANDO COM A / ARMADA DE MILACUZA DE HUA BOMBARDA QUAL / IGREJA FEZ A VIRTUOSA ISABEL BORGES SUA MOLHER E LEI/XARAM PERA SEMPRE HUA MISSA".[3]

No local da ermida de Santa Catarina construiu-se, ao redor de 1734, a igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo[4].

Homenagens[editar | editar código-fonte]

A cidade de Beja prestou-lhe homenagem na década de 1940, dando o respectivo nome a uma artéria central, a Praça Diogo Fernandes de Beja, vulgo Jardim do Bacalhau. Colocou-se igualmente uma inscrição em mármore na sala de armas da torre de menagem do castelo, a qual recorda o famoso galeão que comandou, denominado Frol de la mar, navio-almirante da armada portuguesa no oceano Índico.

Referências

  1. Ronald Bishop Smith, Diogo Fernandes de Beja being the Portuguese Text of Two Unpublished Letters of the National Archives of Portugal, [Lisboa], [edição do autor], 1977, pp. 3-13.
  2. Mósca, Joaquim Filipe (Outubro de 2011). «Elites Urbanas e Poder Local em Beja no Reinado de Filipe III (1621-1640)» (PDF). Universidade Aberta: 25. Consultado em 4 de janeiro de 2022 
  3. [Diogo de] Castro e Brito, "Mais Alguns Elementos para o Estudo da Vida e Personalidade do Grande Português e Insigne Bejense Diogo Fernandes de Beja, nas suas Relações com o Ambiente Histórico do seu Tempo", em Arquivo de Beja, I, 1, Beja, 1944, pp. 29--35; Túlio Espanca, Inventário Artístico de Portugal, XII, Distrito de Beja. Concelhos de Alvito, Beja, Cuba, Ferreira do Alentejo e Vidigueira, 1, Lisboa, Academia Nacional de Belas-Artes, 1992, pp. 174-177.
  4. Id., op. cit., p. 174