Dirce Knijnik

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dirce Knijnik
Nascimento Rio de Janeiro
Cidadania Brasil
Ocupação pianista

Dirce Bauer Knijnik (Rio de Janeiro) foi uma pianista brasileira. Foi figura de destaque na vida musical de Porto Alegre, tendo sido professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul entre 1965 e 1988.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Com sólida formação musical, teve seu primeiro contato musical através de aulas com sua irmã, e em seguida com dois pioneiros na Educação Musical no Brasil: Liddy Mignone e Antônio de Sá Pereira. Posteriormente, Dirce estudou com Rossini Freitas na Escola Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, finalizando o curso em 1950, com medalha de ouro.

Dando seqüência a sua formação, Dirce Knijnik foi contemplada com bolsa do governo português por ocasião do I Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta e teve a oportunidade de estudar com Sequeira Costa. Ainda na Europa, estudou com Carlo Zecchi na Itália. Aperfeiçoou-se com Guiomar Novaes, Tomas Terán e Raymond Lewenthal.

Após sua estréia internacional no Town Hall de Nova York em 1964[1], Dirce Knijnik desempenhou intensa carreira artísitca na América do Sul, Estados Unidos e Europa. Como camerista, tocou ao lado de artistas consagrados como Earl Carlyss, Elisa Fukuda, Marcello Guerschfeld e Hubertus Hoffmann, e também atuou como solista, sob a regência de maestros como Leo Perachi, Alceu Bochino, Eleazar de Carvalho, Jean Jacques Pagnot, Arlindo Teixeira e John Neschling.

Dirce contribuiu para a formação de várias gerações de músicos brasileiros com destaque no seu país e no exterior, e continua ativa na formação de jovens músicos. Entre seus alunos podemos citar: Cristina Ortiz[2], André Loss, Alessandra Feris, Alexandre Dossin, Ney Fialkow, Dimitri Cervo, Fernando Cordella e Rodolfo Faistauer.

Possui dois CDs gravados: "Músicas que mamãe gostava", dedicado à obra de Frédéric Chopin e "Presença Musical na UFRGS", CD ao vivo com obras de Bach-Busoni, Brahms, Chopin e Guarnieri.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmio Açorianos[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Indicação Resultado
1999[3] Disco Erudito Músicas que Mamãe Gostava Indicado

Referências

  1. THEODORE STRONGIN (1 de outubro de 1964). «DIRCE BAUER, PIANIST, MAKES LOCAL DEBUT». The New York times. Consultado em 28 de Março de 2012 
  2. http://www.pianobleu.com/cristina_ortiz.html
  3. Prefeitura Municipal de Porto Alegre. «Indicados ao Prêmio Açorianos de Música - 1999». Consultado em 17 de abril de 2018