Discussão:Beringela

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Uso Medicinal[editar código-fonte]

Falta citar fontes de varias informações por exemplo: "Não deve ser usada com frequência, para que não haja hipoglicemia ou outros problemas de saude. Usar 15 dias e descansar um semana e continuar se precisar após os exames"

Forma Mais correta de escrever a palavra Berinjela ou Beringela[editar código-fonte]

topico emportante pois causou muita polemica em concursos e em gincanas escolares

citei a única autoridade no assunto: "Academia Brasileira de letras" --Mago® (discussão) 13h17min de 12 de Abril de 2008 (UTC)
Tópico importante, de acordo com VOLP - Academia Brasileira de Letras, a forma correta é grafar com J, portanto berinJela.

--Angelpsi (discussão) 01h09min de 14 de setembro de 2012 (UTC)[responder]

A forma com g é a usada em Portugal, abonada inclusive por dicionários brasileiros, como o Houaiss. Yanguas diz!-fiz 23h50min de 19 de setembro de 2012 (UTC)[responder]

Discussão em local adequado[editar código-fonte]

Caro Rafa Azevedo, algumas perguntas:

  • Você desfez aquele famigerado PB|PE alegando: "beringela" não é exclusivamente européia. O que quis dizer com isso?
  • Nas referências, você alterou para: " No Brasil, a Academia Brasileira de Letras registra apenas a forma berinjela, grafada com a letra J, em seu site, juntamente com o Dicionário Aurélio; o Dicionário Houaiss registra beringela (com G). Já em Portugal o correto é sempre beringela (com G).", porém, da forma como você fez, está errada, uma vez que isso é uma referência e não uma nota de rodapé. Aguardo. --Mago® (discussão) 02h31min de 27 de Junho de 2008 (UTC)
Caro Lemarlou, ao colocar o PE do lado de "beringela" você afirma ao leitor que a forma é utilizada exclusivamente em Portugal, o que não é verdade. Segundo, a utilização de notas de rodapé é corrente na Wikipédia, e de extrema serventia; não entendo o porquê desta objeção repentina, que julgo não ser respaldada pelas regras da Wikipédia (seguramente não o é na Wiki anglófona, desconheço se o é nesta). RafaAzevedo msg 02h36min de 27 de Junho de 2008 (UTC)
hehehehe. Estou rindo sozinho pois você não captou a sutileza. PE não significa PT. PE significa português europeu e não português de portugal. É por isso que colei o significado de PE em sua página de recados. Veja que PE é definido como o português falado até em Angola. Abraços --Mago® (discussão) 02h41min de 27 de Junho de 2008 (UTC)
Outra coisa... você confundiu nota de rodapé com referência. --Mago® (discussão) 02h41min de 27 de Junho de 2008 (UTC)
Captei sim a sutileza, quando me referi a "Portugal" inclui ali todos os territórios "não-brasileiros", que tradicionalmente se utilizam das grafias lusas. Sobre o uso das referências como notas de rodapé, é uma prática corriqueira, tanto na Wikipédia como em livros (até mesmo acadêmicos); não vejo problema com isso. Poderia ser criada uma seção "nome", como no artigo Galiza, se é esse o problema. Um abraço, RafaAzevedo msg 02h50min de 27 de Junho de 2008 (UTC)
A referência, deve aparecer ao lado do berinjela com J. A referência geralmente segue um padrão, eu costumo mesclar aproximadamente o padrão da ABNT, acesso, data... a referência apenas aponta e não comenta. Já uma nota de rodapé é destinada exatamente para isso que você fez. Quanto a chamar de vandalismo, creio que acusação partiu primeiro de você, pois acusou-me de vandalizar nas argumentações de reversão. A propósito, a seção criada "Beringela ou Berinjela?" foi apagada por você conforme mostra nos históricos e substituída por aquela referência, que você interpretou como nota de rodapé. Isso também pode ser considerado vandalismo. Só não é pois estamos aqui a discutir a melhor forma de moldar este artigo. Quanto às referências de site, veja o modelo que tenho seguido em: constante de Avogadro e constante de Faraday quando se trata de sites. Não levo para o lado pessoal... você bateu forte e eu, como todo ribeirão pretano descendente de italiano, respondi. ;) --Mago® (discussão) 02h56min de 27 de Junho de 2008 (UTC)
Não "bati forte" pelo simples motivo que eu disse que "remoção de conteúdo que beira o vandalismo", nunca que o constituia; acho que você não captou a sutileza desta vez. Removi sim a tal seção "beringela ou berinjela" (mas não o seu conteúdo) por dois motivos: primeiro, julgo ser mais apropriada uma menção no rodapé, devido à pouca importância da questão diante do conteúdo do artigo, que é o principal; e segundo, tal título é pouco enciclopédico e foge de qualquer padrão utilizado na Wikipédia.
Sobre o uso das "referências" como nota de rodapé, desconheço livro ou texto acadêmico que não utilize o expediente de indicar, através do número de referência, ao lado de determinado trecho ou palavra, um comentário relevante a este trecho ou palavra, no fim da página ou do livro. Como já disse, diversos artigos da Wikipédia, tanto lusófona quanto inglesa, o fazem, e não consta (que eu saiba) que o livro de estilo o impeça de ser feito. RafaAzevedo msg 03h09min de 27 de Junho de 2008 (UTC).
Então... não deve se chamar referências e sim NOTAS. Deve estar em outro formato. Observe que a referência tinha o Site exato apontando para o mecanismo de busca da ABL. Quanto ao PB|PE ainda penso que deve aparecer PE ao lado de beringela. --Mago® (discussão) 03h15min de 27 de Junho de 2008 (UTC)

Aí já é outra discussão; me lembro que em diversos artigos tais seções costumavam se chamar "Notas" até pouco tempo atrás, quando alguém teve a brilhante idéia de substituir tudo por "referências". Não acho que referência esteja errado, já que a indicação não deixa de ser uma referência - porém quem sabe seja o caso de se discutir uma possível mudança com a comunidade. Sobre o PB|PE, você não acha que induziria ao erro o leitor incauto, que acessaria a página e poderia sair pensando que "beringela" é forma utilizada exclusivamente fora do Brasil? RafaAzevedo msg 03h23min de 27 de Junho de 2008 (UTC)

Quanto ao PB|PE, isso já está sendo feito em crômio, mol, nitrogênio, Argônio, etc. A tabela periódica inteira passou pela minha mão nisso. Se isso for mudar agora, terei muito trabalho, imaginei que isso já estivesse claro. No próprio artigo português brasileiro já existe esta preocupação em distinguir a grafia européia (não se referindo apenas à de portugal mas àquelas que seguem a tendência de portugal) com a grafia "brasileira". Isso pra mim está muito claro já há algum tempo. Quanto às notas terem virado referência, isso é um erro profundo. Por favor, aponte os artigos que ocorreram isso para que possamos tentar fazer algo antes que a moda se espalhe. Quem também tem feito um esforço muito grande no assunto referências foi o Manuel de Sousa, até cheguei a propor algo com ele mas não tive tempo ainda de retornar. Se puder... consulte-o também. Abraços --Mago® (discussão) 03h29min de 27 de Junho de 2008 (UTC)
Complementando com os artigos afluentes de português brasileiro. Observe que a lista já é grande: http://pt.wikipedia.org/wiki/Especial:P%C3%A1ginas_afluentes/Portugu%C3%AAs_brasileiro
Ao entrar nos vários artigos acima, o uso do PE e PB são bastante comuns. --Mago® (discussão) 03h36min de 27 de Junho de 2008 (UTC)

Meu caro, acho que você está fazendo uma confusão - eu não sou contra o uso da predefinição PB|PE, pelo contrário, já a conhecia e utilizo-a muito. O problema não foi o uso dela em si, e sim o uso dela neste artigo -- acho que ela deve ser usada naqueles casos que a grafia seja efetivamente diferente nas duas versões do português, como os artigos que você citou; neste artigo (Beringela), o fato duma mesma grafia ser utilizada nas duas variantes faz com que o uso da predefinição leve o leitor a uma conclusão errada (que a grafia "beringela" não é utilizada no Brasil). Espero ter deixado mais claro o meu ponto de vista, parece que você ainda não o tinha compreendido. RafaAzevedo msg 03h43min de 27 de Junho de 2008 (UTC)

A grafia beringela no Brasil[editar código-fonte]

Caro Rafa, melhor abrir uma nova seção, já está grande aquela. Não está havendo confusão alguma. O fato de qualquer dicionário usar uma grafia ou outra, não significa que ele é autoridade no assunto. Está claro, para o português do Brasil, que a única autoridade no assunto é o dicionário escrito pela academia brasileira de letras. Isso é ponto pacífico. Em outras palavras... lamentavelmente, estou dizendo que o Houaiss está errado. É isso. Os dicionários não são autoridade no assunto. Se não está na ABL, não pertence. Como a ABL (Academia Brasileira de Letras) já tem registrada a grafia com J, esta é a lei. Discussão semelhante sobre a autoridade da ABL encontra-se no artigo mozarela. Dê uma olhada por lá. O editor Egídio foi bem suscinto na explicação também. --Mago® (discussão) 03h50min de 27 de Junho de 2008 (UTC)

Tem horas que penso que a Wikipédia devia ter a opção CHAT entre editores. Isso facilitaria muito. --Mago® (discussão) 04h02min de 27 de Junho de 2008 (UTC)
Sim, o chat ajudava! :) RafaAzevedo msg 04h06min de 27 de Junho de 2008 (UTC)
A confusão houve, a partir do momento em que você achou que eu me opunha à utilização da predefinição PB|PE e até mesmo me "ensinou" onde ela deveria ser usada. Não sou, em absoluto, contra o uso dela; pelo contrário, em diversos artigos a utilizei.
Sobre o Houaiss ter "errado", isso é opinião pessoal sua; e a menos que uma opinião acadêmica de relevância, ou algum dos autores do próprio dicionário, se pronunciem sobre o assunto, ele deve ser considerado. Dicionário consagrados como o Houaiss e o Aurélio são, obviamente, importantes referências linguísticas, e mesmo que não constituam a autoridade máxima sobre o idioma, as grafias mencionadas neles podem e devem ser mencionadas numa enciclopédia que pretende ser minimamente completa. Ainda mais quando os fatos o suportam (sou brasileiro, e durante minha vida inteira grafei e vi grafado "beringela", nos mais diversos meios). Se quiser, isto que falou sobre a suposta superioridade da opinião da ABL pode ser mencionado na nota referente ao assunto no artigo; é para isto mesmo que ela serve. RafaAzevedo msg 04h06min de 27 de Junho de 2008 (UTC)
Quando se fala em ABL, fala-se no vocabulário OFICIAL para a língua portuguesa do Brasil. Observe como a ABL descreve seu próprio dicionário: " Vocabulário ortográfico da língua portuguesa registra a forma oficial de escrever as palavras conforme o Formulário Ortográfico aprovado pela Academia Brasileira de Letras em 1943, com as alterações de 1971." COntinue lendo aqui, observe que ela faz questão de dizer a função dos dicionários e a função dela. É por isso que a reconheço como única autoridade no assunto. --Mago® (discussão) 04h20min de 27 de Junho de 2008 (UTC)


descrição do dicionário da ABL[editar código-fonte]

Mais um friso: "Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (4ª edição, 2004. 840 Pgs.) Diversamente dos dicionários, que se ocupam de definir os vocábulos neles consignados ou, no caso dos dicionários bilíngües, de dar o equivalente de cada palavra em outra língua, um vocabulário ortográfico, obra de escopo distinto – mas, nem por isso, menos útil –, destina-se a visualizar, por assim dizer, o sistema ortográfico vigente e também, até certo ponto, a prosódia e a ortoépia das palavras de um idioma.". É por isso que digo que, a ABL, com seu dicionário ser a única autoridade no assunto, não é opinião pessoal. Ela mesmo se INTITULA a única. --Mago® (discussão) 04h23min de 27 de Junho de 2008 (UTC)

Não discordo de absolutamente nada do que você citou ou escreveu. Porém acho que ignorar uma grafia que não só é utilizada como foi dicionarizada é prestar um desserviço ao leitor. Que o fato da preferência da ABL pela grafia seja mencionada no verbete (como já o é), evidente que não me oponho a isso. RafaAzevedo msg 04h33min de 27 de Junho de 2008 (UTC)
Pra ABL eu digo amém. É por isso que bati o pé ao ao denotar berinjelaPB. --Mago® (discussão) 04h36min de 27 de Junho de 2008 (UTC)

Só não dá pra entender de maneira nenhuma por que razão o verbete é grafado com G, se a forma mais tradicional e mais aceita continua sendo com J. Não estou negando a forma com G, não é isso. Aceito que há outra forma numa boa. Mas é incompreensível que justamente o nome do verbete, no alto, central ao texto, venha do jeito menos tradicional e menos aceito. - 187.20.75.181 (discussão) 07h26min de 19 de março de 2012 (UTC)[responder]

RafaAzevedo, não esqueça de verificar este lance da referência. Abs --Mago® (discussão) 04h48min de 27 de Junho de 2008 (UTC)

Mudei aquilo que estava como referência para "notas", que, na minha opinião, é o mais adequado. Exclui a parte que fala que em Portugal o correto é beringela, pois não tenho como citar uma fonte de lá. Teria que consultar algum dicionário ou a academia portuguesa de letras. Abraços --Mago® (discussão) 15h34min de 27 de Junho de 2008 (UTC)

O estranho formato das notas exige um sinal de pontuação, diferente das letrass do vocabulário. Se tentarem insetir o texto seguidamente, dará um erro muito estranho na Wikipédia. --Mago® (discussão) 16h02min de 27 de Junho de 2008 (UTC)

Alguém muda o título para Berinjela, por favor!!comentário não assinado de 179.209.35.26 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Ambas as formas são aceitas "neste" artigo, veja discussão acima. Stuckkey (discussão) 21h29min de 11 de setembro de 2013 (UTC)[responder]


Então, por favor, altere pelo menos o título para a forma mais correta. Acredito que nem mesmo o redator e corretor da FUVEST aceitariam berinjela com G. Sinto muito, mas não é ensinado "beringela". Se este artigo aceita, ele está ERRADO.

Não há "forma mais correta", excepto em pt-pt em que "berinjela" e manifestamente errado. Além da discussão acima, consulte por favor:
Wikipédia:Versões da Língua Portuguesa. Antero de Quintal (discussão) 10h08min de 12 de setembro de 2013 (UTC)[responder]