Discussão:Anatocismo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Anatocismo é o termo jurídico utilizado para designar a capitalização de juros, isto é, a cobrança de juros sobre juros ou aplicação de juros compostos, de tal forma que os juros gerados sobre o capital principal também sofrerão a incidência dos juros a serem aplicados em períodos iguais (mensais, semestrais, etc.) O anatocismo é comumente empregado em operações financeiras com instituições bancárias e financiamentos de bens.

Parcial Essa descrição é de juros compostos, que não são anatocisto. Apesar de eu achar essa condenação por lei de juros sobre juros uma aberração medieval, os conceitos são diferentes. Alguém Precisa procurar o sentido encontrado na letra da lei (do Brasil, de Portugal e de outros países lusófonos), uma vez que é um conceito definido lá(eu não me sinto preparado para esta tarefa). Não usar conceitos econômicos que podem confundir leigos. A informação de que é usada comumente é falsa por que , no Brasil pelo menos, anatocisto é crime.

Sem fonte e contraditório[editar código-fonte]

A afirmação de que "A jurisprudência brasileira já é pacífica no sentido de que há caracterização de anatocismo pela utilização do sistema francês de amortização, também denominado de Tabela Price.Veda a cobrança de juros sobre juros" não apresenta fonte, além de contradizer o que está escrito no artigo Tabela Price.