Discussão:Anita Peçanha

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 24 de janeiro de 2019 de O revolucionário aliado no tópico Data de nascimento

Não é preciso wikificar Nilo Peçanha três vezes... Zoicite, 23 de agosto de 2008

Três vezes? Nilo Peçanha? Wikificar?--Kaktus Kid (discussão) 20h58min de 23 de Agosto de 2008 (UTC)

O nome Nilo Peçanha foi wikificado (colocado entre colchetes - ''' e ''') por três vezes neste artigo. Isso é inútil. Zoicite, 23 de agosto de 2008

Parece então que não mais está wikificado três vezes! Era necessário iniciar uma discussão sobre isto?--Kaktus Kid (discussão) 21h47min de 23 de Agosto de 2008 (UTC)
Sim, pois tive a bondade de corrigir... E eu gosto de justificar, às vezes, minhas edições nestas páginas de discussão, cuja maioria infelizmente, na wikipédia lusófona, fica em branco. Zoicite, 23 de agosto de 2008
Pois somente pretendemos bons e melhores artigos. Não deixando em branco forte abraço, --Kaktus Kid (discussão) 00h51min de 24 de Agosto de 2008 (UTC)

Infidelidade e caso com um mulato?[editar código-fonte]

A referência número 2 cita exatamente o contrário: D.ª Anita foi uma esposa fiel e muito companheira de Peçanha. Não entendi o interesse do editor mentiroso em manchar a imagem da esposa de um ex-presidente da República Velha... Fairuza, 14 de janeiro de 2009.

Você entendeu errado. O texto diz literalmente:

Com tanto pedigree, seria difícil que a família de Anita aceitasse qualquer candidato à sua mão, principalmente um mestiço do Morro do Coco, criado como ele mesmo dizia com pão dormido e paçoca, filho do Sebastião da Padaria. Era mesmo muita ousadia do então jovem deputado federal pelo Estado do Rio de janeiro, pretender qualquer aproximação com moça de tão nobre linhagem.

Entretanto, a audácia de um e a teimosia da outra haveriam de levar a melhor, selando uma das uniões mais fortes e estáveis de quantas se conheceram nesta Velha Província nas duas primeiras décadas do século XX.

Mas até a vitória final Nilo Peçanha enfrentou o pleito mais duro de sua existência, a candidatura mais difícil de triunfar, a de marido de uma autêntica aristocrata.

Foi um autêntico "coup de foudre" como se dizia então. Namoro à vista, dando muito na vista dos pais da menina. O Dr. João Belisário até que simpatizava com o rapaz declarando-se mesmo seu eleitor. Mas D. Ana Rachel, com aquela pitança da nobreza do melado, foi contrária a qualquer aproximação, não querendo nem pensar em algum tipo de relacionamento, ainda que meramente amistoso.

Foram dois anos de martírio, de marchas e contramarchas, de desfeitas ao deputado fluminense, de afrontas discriminadoras e preconceituosas, agravadas pela morte do Dr. João Belisário e pelo ciúme e até inveja de um cunhado de Anita que acirrava o ódio e a intransigência da sogra.

Até que não foi mais possível suportar o insuportável. E a jovem Anita mostrou a têmpera da mulher campista, da conterrânea de Benta Pereira que inspirou a divisa constante do brasão de armas do município: Hic Ipsae Matronae Pro Iure Pugnant, ou seja, Aqui até mesmo as senhoras lutam pelo direito.

Deixou Anita a casa materna, refugiou-se na morada de sua tia Alice e, a 6 de dezembro de 1895, casava-se com Nilo Peçanha na Igreja de São João Batista da Lagoa, no Rio de Janeiro''


Deixar a casa materna era fugir de casa. Saiu de Campos dos Goytacazes para casar no Rio de Janeiro.

O texto deletado não fala de infidelizade nem de caso. Isto foi você que inventou. Vou retorná-lo.

201.1.30.87 (discussão) 01h22min de 3 de novembro de 2010 (UTC)Responder

A propósito, o mulato pobre era o próprio Nilo Peçanha 201.1.30.87 (discussão) 01h49min de 3 de novembro de 2010 (UTC)Responder

Data de nascimento[editar código-fonte]

Em respeito as reversões das últimas horas com duas contas diferentes para o mesmo assunto, site de genealogia não possuem fiabilidade, a exemplo do WP:Geneall. Depois de pesquisas no goggle, somente este tipo de site informa uma data. Portanto, não é WP:FF. O "R" Aliado 22h06min de 24 de janeiro de 2019 (UTC)Responder

Como a Wikipédia solicita fontes fiáveis, foi postado a fonte, com o link, de jornal com o obituário da biografada, trazendo a data de nascimento. O "R" Aliado 23h51min de 24 de janeiro de 2019 (UTC)Responder