Discussão:Arno Allan Penzias

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Inflação versus Big Bang[editar código-fonte]

Não está correta a afirmação de que "a experiência de Penzias e Wilson confirmou a teoria do universo inflacionário (vulgarmente conhecida como Big Bang), proposta por Georges Lemaitre e George Gamow, em décadas anteriores".

Inflação e Big Bang não são a mesma coisa. O que se conhece popularmente por Big Bang é um modelo proposto por Gamow e colaboradores na década de 1940. A idéia de que o universo tenha passado por uma fase inflacionária surge na década de 1980, proposta inicialmente por Alan Guth e depois modificada por Paul Steinhardt e outros.

Como o modelo inflacionário é posterior ao trabalho de Penzias e Wilson, a descoberta da Radiação Cósmica de Fundo em Microondas (RCFM) não confirmou a teoria. Ocorreu exatamente o contrário: a constatação de que a temperatura da RCFM era praticamente a mesma em todas as direções em que era observada foi uma das principais motivações que levou à proposta de que o universo passou por uma fase de expansão exponencial (a tal fase inflacionária) quando era extremamente jovem.

Para quem quiser mais detalhes, recomento dois ótimos livros: Abdalla & Villela, Novas janelas para o universo, Editora UNESP (em português) ou então Kolb & Turner, The early universe, Addison-Wesley (em inglês).

Sugiro, portanto, que essa frase seja reescrita ou suprimida.Py4nf (discussão) 01h35min de 5 de agosto de 2009 (UTC)[responder]