Discussão:Astrolábio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Há uma informação incorreta ou imprecisa: todos os textos que li sobre o astrolabio dizem que não se sabe que foi o criador do instrumento. Hipácia não criou o astrolabio, ela criou um astrolabio.

validação histórica do astrolábio[editar código-fonte]

O astrolábio fez história na navegação, sendo um dos instrumentos indispensáveis para determinar a localização do navio em relação ao globo terrestre. Esta utilização perdurou milhares de anos.

O que eu quero contestar é o parágrafo referente ao experimento do almirante Gago Coutinho, ao invalidar o astrolábio na leitura pelas estrelas, limitando o seu uso apenas em relação ao sol. Não foi revelado de que modo foi realizado este experimento, o que sugere fortemente ser apenas uma opinião. Qual foi a metodologia utilizada pelo almirante? Uma afirmação com um peso destes deveria ser exposto em detalhes, o que realmente não aconteceu. Esta contestação serviria, inclusive, para recontar a história da navegação, questionando o método de elaborar todos os mapas mundi, que as descobertas das rotas marítimas dos séculos XV e XVI tiveram êxito, não pelo astrolábio, mas por um outro modo ou improvisos que deveriam ser revelados aqui, mas não foram. Outras contestações, como as navegações dos antigos gregos, dos árabes na idade média, fatalmente surgiriam.

Invalidar a utilização de um instrumento que historicamente comprovou a sua eficácia, é inusitado, bem ousado. Porém, a invalidação precisaria de detalhes bem elaborados.o comentário precedente deveria ter sido assinado por 189.107.117.15 (discussão • contrib)

O parágrafo não está esquisito, está muito esquisito. Por estar sem nenhuma fonte que corrobore a afirmação, eu o removi. -Ramissés DC 00h19min de 16 de agosto de 2011 (UTC)

As funções de um astrolábio[editar código-fonte]

O astrolábio é um instrumento de medição que evita usar conhecimentos de trigonometria. Basicamente é uma calculadora de ângulos "esféricos" e Pelo que pude apurar, em meus estudos, foram construídos com materiais diferentes um durável (que conhecem) e o outro, perecível " de natureza orgânica" portanto seria justificável que ao longo dos anos, viessem a se deteriorar.

Se alguem quiser, pode tentar re-descobrir suas formas.( eu não pretendo carregar imagens na wiki) Wilson Simão (discussão) 17h00min de 21 de agosto de 2012 (UTC) Wilson Simão (discussão) 17h04min de 21 de agosto de 2012 (UTC)Wilson Simão (discussão) 17h08min de 21 de agosto de 2012 (UTC)