Discussão:Astronauta

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

COSMONAUTA É DIFERENTE DE ASTRONAUTA! ASTRONAUTA É O CARA QUE FOI AO ESPAÇO COM UM FOGUETE ESTADUNIDENSE, E COSMONAUTA, NUM RUSSO OU SOVIÉTICO!

TEMOS QUE CORRIGIR ISSO! --SallesNeto_BR @ 20:58, 15 Janeiro 2006 (UTC)

Não precisa gritar. Isto já estva dito no artigo, apenas que de forma sutil. As edições recentes melhoraram isto. Campani discusssão 15:58, 16 Janeiro 2006 (UTC)

Perdoe-me, não sei onde estava com a cabeça. Abraços, Salles Neto Roraima WPWB 18:41, 8 Julho 2006 (UTC)

Adicionando e corrigindo algumas coisas[editar código-fonte]

Victorhora 19:29, 19 Fevereiro 2006 (UTC)

Astronauta quem já voou para o espaço?[editar código-fonte]

Creio que deveria ser precisado que astronauta(ou as palavras equivalentes) é a pessoa que é treinada para ir para o espaço e não necessariamente quem já voou. Há dezenas, ou, se calhar, centenas de pessoas que são ou foram astronautas e nunca viajaram para o espaço. Creio que "astronauta" indica uma qualificação. Atendendo a que a origem é da lingua inglesa nada como consultar por exemplo o The American Heritage® Dictionary of the English Language: Fourth Edition. 2000: "A person trained to pilot, navigate, or otherwise participate as a crew member of a spacecraft.".

Em (1) também vem a definição de astronauta como sendo o piloto de naves espaciais sem referir a participação em voos espaciais.

A wikipedia de lingua inglesa segue a mesma ideia en:Astronaut:

"(...)a person who is trained by a human spaceflight program to command,(...)"

Na de lingua espanhola idem es:Astronauta:

"Un astronauta es una persona que tripula una astronave o que está entrenada para este trabajo. "
(1)Vários. Lexicoteca-Moderna Enciclopédia Universal, Lisboa: Círculo de leitores, 1985. Tomo II. Pág.205.

António 00:01, 22 Maio 2007 (UTC)

Terminologia[editar código-fonte]

Concordo plenamente com o texto de advertência do cabeçalho do artigo:

"*NÃO ADICIONE "TAICONAUTA", "SPATIONAUT" ETC. NA SEÇÃO INTRODUTÓRIA, POIS SÃO TERMOS SECUNDÁRIOS, SENDO "COSMONAUTA" E "ASTRONAUTA" INTIMIDAMENTE RELATIVOS À POLÍTICA, O QUE SE DEVE DESCONSIDERAR NESTE ARTIGO (...)"

neste sentido, o texto sobre o termo taikonauta (que nada mais é do que uma versão redundante de espaçonauta, palavra já de uso consagrado na língua portuguesa) estava destoante em relação a sua real importância. Cunhar forçadamente o termo taikonauta somente serve a interesses geopolíticos, e a importância da palavra em si é insignificante, já que além da já mencionada redundância, é completamente sem uso fora da imprensa oficial chinesa. Em função disso, movi o tópico sobre o termo para "outros termos", já que obviamente não existe qualquer possibilidade de equiparação de importância e significado histórico entre as versões consagradas Astronauta/Cosmonauta em comparação com Espaçonauta ou sua variação "neologística", taikonauta.Alcartur (disc • contrib.) 01h26min de 19 de janeiro de 2012 (UTC)[responder]

Por favor, não ignorem o conteúdo dessas discussões ao alterar o artigo. Creio que isso pode ser considerada uma forma de vandalismo, os editores poderia estar atentos a esse tipo de comportamento. Editado de novo, lembrando que o termo taikonauta, mesmo que não seja de uso corrente, consta no tópico "outros termos", sendo já contemplado no artigo.Alcartur (disc • contrib.) 05h42min de 12 de agosto de 2012 (UTC)[responder]

Peço encarecidamente aos editores que leiam a discussão antes de afirmar que as alterações não foram discutidas.Alcartur (disc • contrib.) 18h42min de 13 de outubro de 2012 (UTC)[responder]

Segundo aquilo que me foi ensinado, a diferença entre «astronauta» e «cosmonauta» não tem nada a ver com política. Meu dicionário é explícito em relação a isso:
astronauta s. 2 gén. tripulante de um veículo espacial; viajante ou explorador de astros; cosmonauta (Do gr. ástron, «astro» + nauta, navegador, ou do fr. astronaute, «id.»)
cosmonauta s. 2 gén. navegador ou viajante do espaço cósmico (Do gr. kósmos, «universo» + nauta, navegador)
Fazendo uma análise dessas definições, quer dizer que um cosmonauta (ou espaçonauta) é qualquer viajante do espaço cósmico. Um astronauta é apenas aquele que efetivamente viajou até um astro (planeta, satélite, etc.). Os russos (entre outros) foram cosmonautas, viajaram para o cosmos para além dos limites da atmosfera terrestre. Mas só os americanos é que chegaram a ser astronautas por terem ido à Lua. É certo que a cultura popular (banda desenhada, filmes, etc.) vulgarizou o termo «astronauta» mas, se esta enciclopédia pretende fazer um uso rigoroso, os dois termos deverão ser diferenciados.
Ten Islands (discussão) 11h31min de 14 de janeiro de 2017 (UTC)[responder]