Discussão:Auguste Comte

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



alguem aí, poderia me definir melhor a filosofia dos tres estados de "comte"

A grande contribuição de Comte[editar código-fonte]

"A visão positiva dos fatos abandona a consideração das causas dos fenômenos (Deus ou natureza) e pesquisa suas leis, vistas como relações abstratas e constantes entre fenômenos observáveis." A frase acima, extraída do artigo, parece-me a grande contribuição de Comte. Deus existe, mas homens (e quantos) o tomaram como pretexto, distorceram suas palavras e, atribuindo-se o título de seus representantes na terra, cometeram injustiças e obstaram o conhecimento das verdades naturais. A consideração das causas dos fenômenos como sendo Deus ou a natureza sempre foi polêmica e é infrutífera. É um obstáculo ao progresso das ciências naturais. Por outro lado, o conhecimento de Deus não se obtém nos círculos acadêmicos. Fora deles, os crentes podem conhecer Deus conforme as Escrituras, sem interferências. Pela fé compreendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de maneira que o invisível veio a existir das coisas que não se vêm. Cremos nisso, e levamos isso em conta ao estudarmos as ciências naturais (e aqui, por indução, incluo as ciências humanas). Contudo, que os cientistas continuem estudando as leis naturais (ou as sociais, as culturais e as humanas), se abstraindo das suas causas, livres do império da religião distorcida. Isso, aliás, é largamente praticado, por exemplo, no Direito, campo prolífico para a aplicação da sociologia.

Sem Dúvida, um dos mais importantes de todos os Tempos!

Dúvida sobre datas[editar código-fonte]

No artigo está dito que quando Comte perdeu o emprego em 1842 foi ajudado por seu admirador Stuart Mill, mas como pode ser possível se Stuart Mill morreu em 1826 (segundo o próprio artigo)?



Olá meu caro acho que você deveria analizar melhor os fatos pois vc entrar no artigo de Stuart Mill verá claramente na primeira linha a data de nascimento e de falecimento dele na qual consta na mesma a data de falecimento de Stuart Mill no ano de 1873.

Paí da Sociologia?[editar código-fonte]

Comte não me parece ter sido o pai da sociologia. Durkheim, anterior a ele e reconhecido pelo próprio Comte, pode ter sido, no máximo. Parece-me só que Comte fez um grande elogio a sociologia, como ciência máxima.



Comentário: Suas referências estão erradas e confusas: Comte foi anterior a Durkheim e este elogiou aquele. Comte não fez um "elogio" à Sociologia, mas constituiu essa ciência, com método, objeto e destinação social. O que Durkheim fez foi simplesmente a institucionalizar em uma universidade.


E, se acrescentar-mos?[editar código-fonte]

Primeiramente, quero afirmar que Comte foi sim quem conceituou e fundou a Sociologia, mas, antes a chamou Física Social. A influência de Comte é vasta, em várias áreas do conhecimento, até a frase da nossa bandeira tem fundamentação na sua obra, incrível. O artigo referido está bom mas pode ser acrescentado mais elementos. O contexto da vida de Comte deve ser mais trabalhado, afinal, ele está mergulhado no cientificismo do século XIX, sua Filosofia é filha do Iluminismo! A escola que ele estudou foi construída durante o governo de Napoleão Bonaparte, o militarismo e o científicismo bem como a grande crítica da Religião estão muito presentes na vida e na obra desse filósofo influente e criador de sua própria crença... Segundo Comte (OS PENSADORES, 1996), o Positivismo é muito mais que uma construção teórica para justificar as relações capitalistas de produção na era industrial: "O positivismo se compõe essencialmente de uma filosofia e de uma política, necessariamente inseparáveis, uma constituindo a base, a outra a meta de um mesmo sistema universal, onde inteligência e sociabilidade se encontram intimamente combinados. De uma parte, a ciência social não é somente a mais importante de todas, mas fornece, sobretudo o único elo, ao mesmo tempo lógico e científico, que de agora em diante comporta o conjunto de nossas contemplações reais...Uma sistematização real de todos os pensamentos humanos constitui pois nossa primeira necessidade social, igualmente quanto à ordem e ao progresso." Penso que mais detalhes da vida do filósofo enriqueceria o artigo! Boa sorte. --APRENDIZFILÓSOFO (discussão) 18h14min de 2 de setembro de 2009 (UTC)[responder]

Muito bem resumido! Sabendo que sociologia é algo dificil de se lhe dar...e que isto é o que lhe deu sua origem...PARABÉNS

Sobre o rompimento com Saint-Simon[editar código-fonte]

Sugiro cautela na afirmação de que Comte rompe com Saint-Simon porque este se apropriava indevidamente dos escritos de seus discípulos e porque somente se importava com as questões econômicas em relação aos problemas sociais. Como se sabe, Simon apresentava uma visão progressista a respeito da passagem do feudalismo para o industrialismo (ainda incipiente na França, na época) e seu Novo Cristianismo espelhava a possibilidade de interligação entre novos industriais e cientistas, o que poderia ser descrito como uma religião de redes (ver a obra Novo Cristianismo). Parece-me que a Religião da Humanidade, de Comte, confere seguimento a esta ideia de ligação, e não o contrário. 201.24.174.248 (discussão) 01h42min de 13 de julho de 2010 (UTC)[responder]

Remoção de fonte primária[editar código-fonte]

Estas edições foram desfeitas, por não considerarem o uso de fontes independentes, secundárias e notórias, visto tratar-se de uma publicação recente (dois meses). A reversão pode ser questionada aqui.
PauloMSimoes (discussão) 20h51min de 1 de novembro de 2014 (UTC)[responder]

Formação de Auguste comte[editar código-fonte]

Ele não se formou nem na Universidade de Montpellier, nem na politécnica de paris, por motivo, foi por causa do movimento, fazendo fechar a escola, enquanto a universidade, estou confuso, em fontes, citam ele abandonando a universidade pra estudar por conta própria, ou seja, autodidata. LucasGomaz (discussão) 16h39min de 15 de janeiro de 2023 (UTC)[responder]