Discussão:Austrália (continente)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Austrália já engloba Tasmânia[editar código-fonte]

O artigo atualmente começa com:

"[...]é um continente que compreende a Austrália, Nova Guiné, Tasmânia, e algumas ilhas menores[...]"

Entretanto Tasmânia é parte da Austrália, então é redundante dizer "Austrália e Tasmânia", bastando "Austrália". Proponho que "Tasmânia" seja removido.179.159.56.84 (discussão) 03h23min de 24 de maio de 2019 (UTC)

Acredito que o texto quisesse referir-se a en:Mainland Australia, mas como não há uma tradução do artigo, colocaram simplesmente Austrália. Como o conceito do continente também leva em consideração questões geológicas, não apenas políticas, acho importante manter referências à Austrália e à Tasmânia separadas. —CaiusSPQR(discussão) 03h29min de 24 de maio de 2019 (UTC)

Nome do artigo[editar código-fonte]

O artigo atualmente começa com:

"Austrália (também chamada Austrália-Nova Guiné, Sahul, Oceania, Meganésia, Grande Austrália, Australásia, ou Australinea) [...]"

Dentre estes nomes diferentes para se referir ao continente, por que foi dada preferência a Austrália? Se não houver nenhuma justificativa, proponho que o título do artigo seja alterado para Oceania, que é o nome predominante no mundo lusófono (uma rápida pesquisa no Google Imagens por "continentes" mostrou isso; todas as referências a "Australia" que eu vi eram de mapas em inglês (o que podia ser notada pelo usado de Europe em vez de Europa)).
179.159.56.84 (discussão) 14h29min de 13 de junho de 2019 (UTC)

Importante notar que Oceania e Austrália se referem a dois conceitos diferentes. Oceania foi adicionado sem fontes e a neste artigo refere-se ao continente como Austrália. Porque um termo sem fontes devia ser o título do artigo em vez do termo mais comum e com fonte? Inclusive veja as imagens de projeções neste artigo e em Oceania para perceber que são conceitos diferentes. Os termos não são intercambiáveis. —CaiusSPQR(discussão) 17h53min de 13 de junho de 2019 (UTC)

Austrália[editar código-fonte]

Nunca notei que alguém em português usasse "Austrália" para referir o conjunto Austrália + Tasmânia + Nova Guiné; Austrália ou é a ilha/continente "Austrália", ou é o país "Austrália", englobando a Austrália-ilha mais a Tasmânia e mais algumas possessões.

E quando a Austrália é considerada um continente, creio que é mesmo em referência à ilha; aliás, o motivo porque a Groenelândia é por vezes considerada a maior ilha do mundo é porque se considera que a Austrália é um continente e não uma ilha, mas tal só me parece fazer sentido se se considerar que o continente da Austrália corresponde à ilha da Austrália--MiguelMadeira (discussão) 16h18min de 3 de dezembro de 2019 (UTC)