Discussão:Bornholm

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A criação deste artigo foi assistida por robots ao abrigo do WikiProjecto:Cidades da Dinamarca. Se tiver conhecimento de (des)actualizações em grupo, por favor contacte os responsáveis pelo projecto, para proceder às actualizações.


Bornholm em textos em português (WP:V][editar código-fonte]

Seguindo as recomendações da Convenção de nomenclatura para nomes próprios, foram consultadas:
(1) Fontes lexicográficas, linguísticas e académicas
(2) Artigos de jornais e revistas, obras literárias, literatura especializada, documentos oficiais e páginas informativas.

  1. "Em Bornholm na Dinamarca existe um desenvolvendo sistemas para integrar veículos com grandes fornecedores de energia, tendo em vista o crescimento dos carros elétricos, com isso a emissão de carbono vai ter uma redução e um aumento na gestão de energia." (Centro Universitário La Salle)
  2. " Os navios que partiam de Libau recorriam a uma terceira rota, que passava entre a Ilha de Bornholm e a costa sueca." ( Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)
  3. "Os triângulos violetas correspondem aos sítios com oferendas votivas, incluindo sul da Dinamarca e Suécia, ilhas bálticas de Bornholm, Öland e Gotland." (Brathair-Revista de Estudos Celtas e Germânicos)
  4. "Stroemgren estudou a população de Bornholm, uma inha dinamarquêsa no mar Báltico, com 46.000 habitantes." (Arquivos de Neuro-Psiquiatria)
  5. "Esforçou-se por captar alguns pormenores, porque ao fim e ao cabo continua a ter aquele instinto de posse que já tinha despertado nela em Bornholm, antes ainda de ficar com a cafetaria" (Livro: A Mulher Secreta)
  6. "Gear estudou uma vasta epidemia ocorrida em Bornholm de doenças relacionadas com o coxsackievírus B1 em Johanesburgo nos verões de 1960 a 1961." (Livro: Remington e Klein Doenças Infecciosas do Feto e do Recém-Nascido)
  7. "... templo ateniense escolhido para tutelar a informação disponibilizada, embora não faltem em Bornholm testemunhos pré-históricos e medievais significativos." (Revista: Conimbriga: Revista de Arqueologia Vol. 55)
  8. "Um avião de pequeno porte registrado na Alemanha caiu neste sábado (15) em um campo no Aeroporto de Roenne, na ilha dinamarquesa de Bornholm, no Mar Báltico." (Jornal: O Globo)
  9. "Um homem de 54 anos que sofria de demência também foi vítima do frio em Bornholm, na Dinamarca." (Jornal: Tribuna Online)
  10. "… Os diagnósticos iniciais considerados foram miosites virais causadas pelo enterovírus Coxsackie B (doença de Bornholm) e pelo Parechovirus, além da intoxicação após ingestão de peixe, ou síndrome de Haff, este o diagnóstico final mais provável …" (Revista Médica de Minas Gerais)
  11. ”... A maioria foi parar em áreas profundas do Báltico, perto das bacias de Bornholm e Gotlândia...”
  12. "... Uma das duas ilhas é a ilha de Bornholm, no Mar Báltico, que foi selecionada para distribuir 2 GW de energia..."
  13. "... Em algum lugar de Bornholm um jovem pastor de ovelhas é encontrado vadiando por um lago..."
  14. ”... Doença da ilha de Bornholm, caracterizada por febre, dor e tumefações musculares...” (Infopédia)
  15. ”... Bornholm (condado da Dinamarca)...” (Barsa Saber)
  16. "... Bornholm, ilha do mar Báltico... (Lello Universal, Volume I, p.367, 1981)
  17. "... Bornholm, ilha do mar Báltico..." (Dicionário Prático Ilustrado, p. 1433, 1979)
  18. ”... depois, para norte, até à ilha de Bornholm...”
  19. ”... em Bornholm e outras ilhas (Dinamarca)...”
  20. ”... a Dinamarca e a Alemanha estão a construir, em Bornholm, uma central de produção de energia eólica ao largo...”
  21. ”... Em Bornholm e em Fyn os acréscimos também foram significativos: 31% e 25% ...”
  22. ”... Em Bornholm, as focas-cinzentas podem ser abatidas ao longo de todo o ano, uma vez que não há reprodução nessa zona...”
  23. ”... A cidade de Hasle, na ilha de Bornholm, tem importância histórica como um porto local para a indústria, a pesca e o serviço...”
  24. ”... Não se pode comparar o que aconteceu nos EUA com este crime horrível em Bornholm...”
  25. ”... Os diagnósticos iniciais considerados foram miosites virais causadas pelo enterovírus Coxsackie B (doença de Bornholm)...”
  26. ”... A colisão aconteceu no mar Báltico, entre a costa Sul da Suécia e a ilha dinamarquesa de Bornholm...”
  27. ”... O choque entre um cargueiro britânico e um dinamarquês, que naufragou, ocorreu no Mar Báltico, entre a costa sul da Suécia e a ilha dinamarquesa de Bornholm...”
  28. ”... no Mar Báltico próximo do porto sueco de Ystad, no extremo sul do país, e ilha dinamarquesa de Bornholm....”

Boríngia em textos em português[editar código-fonte]

  1. "Não tenho muito conhecimento sobre a geografia da Dinamarca, embora a ilha de Boríngia exista." (Editora: Recanto das Letras)

De Bornholm para Boríngia[editar código-fonte]

A ilha dinamarquesa de Bornholm teve o seu nome mudado para Boríngia em 30 de março de 2018, sem consenso, sem procedimento de discussão, sem procedimento de apresentação de fontes comprovativas.--HCa (discussão) 11h28min de 22 de novembro de 2018 (UTC)[responder]

Renomeação[editar código-fonte]

Concordo em mudar o nome para Bornholm, usando a forma correntemente usada na língua portuguesa. A convenção de nomenclatura de nomes próprios da Wikipédia prescreve o uso da forma mais usada.--HCa (discussão) 12h01min de 22 de novembro de 2018 (UTC)[responder]

Sim. Renomeado.-- Leon saudanha 02h01min de 4 de dezembro de 2018 (UTC)[responder]