Discussão:Cabo Delgado (província)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Reforma administrativa[editar código-fonte]

A Assembleia Provincial de Cabo Delgado aprovou a seguinte revisão administrativa:

CABO DELGADO - nova divisão administrativa: Governo provincial apresenta proposta

A PROVÍNCIA de Cabo Delgado cuja divisão administrativa era de 56 postos administrativos (incluindo as sedes distritais) e 134 localidades (incluindo as sedes dos postos administrativos) passa a ter mais um distrito, três postos administrativos e 11 localidades, na sequência da aprovação, pela Assembleia Provincial, da proposta do governo provincial dos novos limites da administração territorial.

Maputo, Sábado, 17 de Dezembro de 2011:: Notícias

PEDRO NACUO

Agora a província tem 17 distritos, incluindo Pemba, 59 postos administrativos, com a inclusão de Messanja, Muambula e Malinde, distritos de Metuge, Muidumbe e Mocímboa da Praia, respectivamente e 145 localidades, porque o governo entendeu que há aldeias ou localidades que tiveram um crescimento considerável e preenchem os critérios que se enquadram nas categorias subsequentes.

O executivo justifica ainda a sua proposta com a necessidade de o Estado se aproximar das comunidades e responder a demanda de serviços públicos e pensa que deste modo melhora a eficácia da acção dos órgãos estatais na assistência às populações.

Lina Portugal, Secretária Permanente do governo de Cabo Delgado, destacou, perante a Assembleia Provincial, os casos de transferência de unidades territoriais de um distrito para o outro, tais como, parte do posto administrativo de Miéze e Murrébuè, para o distrito de Pemba e o posto administrativo de Mazeze para Mecúfi, e ainda a deslocação da sede do distrito de Muidumbe, de Muambula para Namacande.

Assim, o distrito de Metuge (desta feita sem Pemba), ficará constituído pelo posto administrativo-sede e o de Messanja (nova criação) e Mecúfi ficará com Mazeze (retorno depois de pertencer a Chiúre), sendo por isso que este distrito ficará com menos um posto administrativo, totalizando cinco, incluindo o da sede.

Enquanto isso, foi igualmente necessária a clarificação dos limites do município de Mueda que agora deverá assistir uma população estimada 28.775 habitantes, que compreende uma área de 490,6 Km2, distribuída pelos bairros de Nandimba, Eduardo Mondlane, Ntandendi, Maimio, Maputo, Cimento, Lilondo, Rovuma, Chudi e Nimu. Teixant (discussão) 19h25min de 20 de dezembro de 2011 (UTC)[responder]