Discussão:Campeonato Brasileiro de Futebol de 1985

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Caro editor, por favor não apague informação, não insira informações que sabe serem erradas nem crie artigos com textos sem sentido. Isto pode vir a ser considerado como vandalismo. Se quiser experimentar o software da Wikipédia pode fazê-lo na página de testes, à sua vontade.


Consulte: Políticas | Normas | Edição | Não fazer | Erros comuns | Imparcialidade | FAQ | Ajuda

Observação aos vândalos da página[editar código-fonte]

Está ficando cansativo lembrar que não se apaga discussões para tentar forçar um ponto de vista (eprincipalmente um errado) e que todas as fontes, incluindo a CBF, apontam para o Brasil como terceiro colocado. Para mudar conteúdo de um artigo, pelo menos apresente fontes confiáveis ao invés de vandalizar artigos e discussões.

Colocação segundo a CBF[editar código-fonte]

O verdadeiro 3º colocado é o Brasil de Pelotas.

O Brasil possui mais pontos do que o Atlético, logo é o legítimo terceiro lugar. Aliás, se não houvessem outros critério de classificação para os que não disputaram a final, não haveria como classificar os times que não avançaram de fase, e no entanto todos estão com uma posição. Várias fontes confirmam esse fato: http://lancenet.ig.com.br/arquivo/futebol/brasilei/bras85.htm , http://paginas.terra.com.br/esporte/rsssfbrasil/tables/br1985.htm , http://www.medeiros-ca.com.br/cway/futebol/brasil/bra1985.html , http://www.gazetaesportiva.net/historia/futebol/campeonato_brasileiro/1985.php , Há também menção em um site oficial do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em http://www.memorial.rs.gov.br/cadernos/futebol.pdf além dos oficiais do clube www.brasildepelotas.com e www.maquinaxavante.com.br

O Brasil possui 1 ponto a mais,porém conquistado com 2 jogos a mais que o Atlético. Isso é básico, em casos como este leva-se em consideração a PORCENTAGEM. O Atlético conquistou 35 pontos em 28 jogos, terminando com 62,5% de aproveitamento. O Brasil com 36 pontos em 30 jogos, finalizando com 60% de aproveitamento.

Isso é um erro histórico, criado pela Revista Placar e replicado por todos os sites sem ninguém analisar o contexto da competição.

PRIMEIRA FASE O Atlético ficou na chave A,juntamente com os 10 maiores clubes do pais, contabilizando ao final dessa fase 25 pontos em 20 partidas. Já o Brasil que ficou na chave D, com clubes de menor expressão, fruto do regulamento da época, conquistou 27 pontos em 22 partidas, com um aproveitamento inferior ao do Atlético.

SEGUNDA FASE

Nessa fase os dois fizeram uma campanha identica. 9 pontos em 6 partidas.

SEMI-FINAIS Nas semi-finais o Brasil em duas partidas contra o Bangu, acabou não pontuando, perdendo os 2 jogos. Já o Atlético, também eliminado, marcou 1 ponto nas duas partidas contra o Campeão Coritiba.

Somando todas as fases:

Atlético- 35 pontos em 28 jogos - 62,5% de aproveitamento

Brasil de Pelotas- 36 pontos em 30 jogos - 60% de aproveitamento

RESUMO:

É um erro histórico divulgado pela Revista Placar, que considerou a classificação final (pontuação), sem analisar o contexto e diferenças em números de jogos na competição. Nesse caso, o Atlético ficou em uma chave com menos clubes, portanto, com probabilidade de marcar menos pontos comparado a clubes que fizeram mais partidas. Seguindo esse raciocínio raso, o título teria que ser dado ao Bangu, pois marcou mais pontos que o Coritiba, o que seria outro absurdo.

É uma questão lógica, só precisamos corrigir um erro histórico.

Abraço SatolepRS (discussão) 20h16min de 3 de julho de 2021 (UTC)[responder]

Concordância com a alteração.[editar código-fonte]

Concordo com a alteração. Mas gostaria que retornassem todos os tópicos dessa discussão. Abraços Michael Genofre 15:55, 20 Fevereiro 2006 (UTC)== Obrigado Michael ==

a verdade está restabelecida[editar código-fonte]

Pena que ainda tem usuários vandalizando a página e trocando a colocação do terceiro colocado, apesar de todas as fontes e confirmações. Pelo registro do IP, são os mesmos que vandalizam o artigo do clube. Lamentável.

texto de quem apagou toda a discussão antiga[editar código-fonte]

Lamentável são os defensores da mentira. Ser o quarto lugar em um campeonato brasileiro deveria ser motivo de orgulho para uma torcida. Mas não contentes, precisam mentir que foram terceiro. Típico.

Re: texto de quem apagou toda a discussão antiga[editar código-fonte]

Até a CBF aponta o Brasil como sendo terceiro colocado. A regra é clara, só o campeão e o vice eram definidos pela final, do terceiro para baixo era pontos corridos. Informe-se com a CBF e veja seu ranking e seus critérios de ranking em cbfnews.uol.com.br . Como se não bastasse a CBF, há dezenas de referências a esse fato na web, e NENHUM referindo-se ao Brasil-PE como quarto colocado, pelo simples fato de que ele foi o terceiro.

E por fim, pela milésima vez, não se deve apagar históricos de discussões só para tentar forçar seu ponto de vista (que está errado). Recomendo a você que se preocupe com melhorar o artigo do seu time ao invés de vandalizar artigos de outros.

Pare de tentar se fazer de vítima falando em "vandalizar". Todos sabem muito bem quem é que tem a fama de vândalos, e você, por mais que negue, sabe que essa fama não veio por nada.

Seja verdadeiro e aprenda a vibrar com as conquistas do seu clube em vez de tentar tirar uma vantagem desnecessaria e MENTIR que ficou uma posição acima.

O brasil foi QUARTO colocado. Admita. Assim como voce não admite nenhuma das VERDADES que fica apagando do artigo do GE Brasil. você é um hipócrita e eu não vou cansar de publicar a verdade.

Sem baixar o nível, por favor![editar código-fonte]

Quando iniciamos o debate sobre a colocação do Brasil de Pelotas no campeonato brasileiro de 1985, eu mesmo havia defendido seu 4º lugar com base em minhas fontes. Porém, quando nosso colega apresentou como fonte a CBF, realmente não há como discordar disso sem cair na questão torcedor, e numa enciclopédia, há de se expor a opinião da fonte mais confiável, sob pena de não trazer a verdade à tona.

Realmente a organizadora do campeonato de futebol de 1985 considera o Brasil de Pelotas 3º colocado neste campeonato. Por isso, mudei de opinião e reforço que o artigo deverá manter a colocação que a CBF apresenta.

Quanto ao baixo nível, isto não colabora com o chamado "espírito wikipediano", então, por favor, mantenhamos o alto e bom nível. Ninguém aqui, espero eu, está defendendo ou atacando nenhum clube de futebol, mas construindo um valor enciclopédico que valorize ainda mais o belo projeto que é a wikipédia.

grato Michael Genofre 18:30, 1 Abril 2006 (UTC)

Seguem vandalizando o artigo...[editar código-fonte]

O que pode se feito para que não seja mais colocada a mesma informação incorreta nesse artigo?

Número de gols[editar código-fonte]

Em 18/02/2008 o IP 189.32.104.138 modificou o número de gols marcados no Campeonato Brasileiro de 1985 para 1126 e a média de gols por jogo para 2,42 (no que seriam 464 jogos), provavelmente seguindo a revista Placar em suas últimas edições especiais sobre o Campeonato Brasileiro. Mas, no caso, a Placar está errada.

É só ler o regulamento do campeonato e fazer as contas corretas para perceber que o número de jogos não pode ser 464, mas sim 517 (200 dos grupos A e B, 264 dos grupos C e D, 48 da segunda fase, 4 das semifinais e 1 jogo final). Na tabela de classificação final, os dados sobre os gols marcados e sofridos pelos 44 clubes estão corretos. É só somar os gols marcados (ou sofridos) por todos os clubes e o resultado dá 1243 (e não 1126, como diz a Placar).

Por algum motivo, a Placar contou apenas os jogos e gols da primeira fase.

Gjpab (discussão) 17h37min de 18 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Alterações feitas por Junius[editar código-fonte]

"Os 8 melhor classificados" ou "os 8 melhores classificados"? Aqui, "classificados" é adjetivo, portanto "melhor" é advérbio. Advérbio é invariável. Logo, "os 8 melhor classificados" - ou, se você preferir, "os 8 mais bem classificados". // "Passaram para as fases seguintes os 8 melhor classificados em cada um dos 'subcampeonatos'" ou "em cada um dos grupos"? Como você pode ler no parágrafo anterior, os clubes foram divididos em 4 grupos, dois "mais fortes" (grupos A e B, classificados pelo ranking nacional) e dois "menos fortes" (grupos C e D, classificados pelos campeonatos estaduais, excluídos os já classificados pelo ranking). Ora, se fossem classificados 8 clubes de cada grupo, teríamos 32 clubes na próxima fase, e na verdade só tivemos 16. Portanto, você pode não gostar da denominação (colocada entre aspas) "subcampeonatos" e procurar algum substituto para ela; mas, se usar a palavra "grupos", vai incorrer em erro. // Portanto, enquanto você não tiver uma sugestão melhor, vou reverter. Um abraço. Gjpab (discussão) 01h28min de 15 de janeiro de 2012 (UTC)[responder]

Atlético é o 3° colocado de 1985[editar código-fonte]

Revista Placar foi a responsável por espalhar o erro, que apenas segue sendo divulgada sem nenhum tipo de debate e aprofundamento. Vamos aos fatos:

O Brasil possui 1 ponto a mais,porém conquistado com 2 jogos a mais que o Atlético. Isso é básico, em casos como este leva-se em consideração a PORCENTAGEM. O Atlético conquistou 35 pontos em 28 jogos, terminando com 62,5% de aproveitamento. O Brasil com 36 pontos em 30 jogos, finalizando com 60% de aproveitamento.

Isso é um erro histórico, criado pela Revista Placar e replicado por todos os sites sem ninguém analisar o contexto da competição.

PRIMEIRA FASE O Atlético ficou na chave A,juntamente com os 10 maiores clubes do pais, contabilizando ao final dessa fase 25 pontos em 20 partidas. Já o Brasil que ficou na chave D, com clubes de menor expressão, fruto do regulamento da época, conquistou 27 pontos em 22 partidas, com um aproveitamento inferior ao do Atlético.

SEGUNDA FASE

Nessa fase os dois fizeram uma campanha identica. 9 pontos em 6 partidas.

SEMI-FINAIS Nas semi-finais o Brasil em duas partidas contra o Bangu, acabou não pontuando, perdendo os 2 jogos. Já o Atlético, também eliminado, marcou 1 ponto nas duas partidas contra o Campeão Coritiba.

Somando todas as fases:

Atlético- 35 pontos em 28 jogos - 62,5% de aproveitamento

Brasil de Pelotas- 36 pontos em 30 jogos - 60% de aproveitamento

RESUMO:

É um erro histórico divulgado pela Revista Placar, que considerou a classificação final (pontuação), sem analisar o contexto e diferenças em números de jogos na competição. Nesse caso, o Atlético ficou em uma chave com menos clubes, portanto, com probabilidade de marcar menos pontos comparado a clubes que fizeram mais partidas. Seguindo esse raciocínio raso, o título teria que ser dado ao Bangu, pois marcou mais pontos que o Coritiba, o que seria outro absurdo.

É uma questão lógica, só precisamos corrigir um erro histórico.

Abraço SatolepRS (discussão) 22h23min de 3 de julho de 2021 (UTC)[responder]