Discussão:Campeonato Brasileiro de Futebol de 1986

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Acho que está havendo um equívoco aqui. Não dá pra considerar os grupos E-H do Campeonato Brasileiro de 1986 como um "torneio paralelo", e menos ainda como uma disputa de "Série B".

Tratava-se de uma anomalia, concordo, mas que também aconteceu nos campeonatos de 1979, 1993 e 2000: na primeira fase, os clubes foram divididos em grupos de diferentes "categorias": os grupos de maior categoria (o que seria equivalente à série A) disputavam mais vagas para as fases finais; os grupos "inferiores" tinham menos vagas. Mas não se trata de duas divisões por um motivo muito simples: não houve disputa final nos grupos inferiores; ou seja, o único objetivo da disputa naqueles grupos era conquistar vagas para as finais do Campeonato principal (série A); logo, trata-se de uma disputa de série A. Estranha, discutível, não recomendável, mas de série A.

A informação de que a CBF "estuda a possibildiade de oficializar os títulos em breve", me desculpe, mas é fantasiosa: como oficializar um título que não foi disputado?

Não é o caso dos Campeonatos Brasileiros de 1980 a 1984, com regulamentos tão estranhos e discutíveis quanto os já referidos, mas com uma diferença fundamental: aqui, os clubes dos grupos inferiores NÃO CLASSIFICADOS para as finais da série A continuaram disputando entre si o título da série B. Ou seja: entre 1980 e 1984 HOUVE disputa de série B, o que não aconteceu em 1986, nem em 1979, nem em 1993, nem em 2000.

Sugiro que sejam revertidas as últimas edições relativas ao Campeonato de 1986. Abraços a todos.

Gjpab (discussão) 16h01min de 27 de Novembro de 2008 (UTC)