Discussão:Campeonato Fluminense de Futebol

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Verdadeiros campeões fluminenses[editar código-fonte]

As pessoas cismam de interpretar ao seu bel-prazer algumas informações, especialmente em se tratando de um campeonato "extinto" e esquecido, tentando angariar títulos para esse ou aquele time. É só ler o artigo http://blog.soccerlogos.com.br/2008/06/25/campeonato-fluminense-esclarecimentos/, citado como fonte, para ver que o mesmo NÃO diz que esses clubes são campeões fluminenses, provavelmente são só representantes do estado. Auriel (discussão) 03h40min de 25 de Julho de 2008 (UTC)

Fluminense ou fluminense?[editar código-fonte]

O Campeonato Fluminense de Futebol seria o campeonato de futebol do Fluminense? O correto não seria Campeonato fluminense de Futebol? LucasfransLucasfrans 19h59, 27 de fevereiro de 2008 (UTC)

Não, não seria. Porquê "Futebol" seria com maiúscula e "fluminense" com minúscula? É o nome próprio da competição, todos os substantivos levam maiúscula, tal qual o Campeonato Brasileiro de Futebol e o Campeonato Carioca de Futebol.Auriel (discussão) 03h37min de 25 de Julho de 2008 (UTC)

==[editar código-fonte]

Está sendo feito para a RSSSF Brasil um trabalho de revisão histórica do Campeonato Fluminense. As fontes mais conhecidas do assunto, "Uma trajetória gloriosa - 1917-1977 (História do Frigorífico Atlético Clube)", livro escrito por Nilo Garcia da Roza; e "Implantação do Futebol Profissional no Estado do Rio de Janeiro", livro escrito por Eduardo Augusto Viana da Silva, são repletas de erros e desencontros históricos, que provocam a guerra de edições presenciadas nesta página, com alterações constantes na listagem de campeões.

O trabalho presente na RSSSF é fruto da fonte mais confiável de pesquisa: os jornais fluminenses da época, que relatam o que realmente aconteceu, ano a ano. Portanto, a lista mais correta e explicativa do Campeonato Fluminense pode ser encontrada na página da RSSSF:

[[http://paginas.terra.com.br/esporte/rsssfbrasil/tables/rjflucamp.htm]]

E, portanto, a mesma é a melhor referência para este artigo da Wikipedia.

Atenciosamente,

Auriel de Almeida

www.rsssf.com/brasil

www.vflnet.com


Para uma lista mais correta, completa e explicativa dos campeões do antigo estado do Rio de Janeiro, sugiro que os leitores da Wikipedia acessem o endereço

[[http://paginas.terra.com.br/esporte/rsssfbrasil/tables/rjflucamp.htm]].

Atenciosamente,

Marcelo L. Arruda mlarruda@terra.com.br

www.rsssf.com/brasil

www.chancedegol.com.br