Campeonato Fluminense de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Campeonato Fluminense de Futebol
Campeonato Fluminense
Rio de Janeiro
Dados gerais
Organização FFD
Edições 60
Outros nomes Campeonato Fluminense de Seleções
Local de disputa Rio de Janeiro Rio de Janeiro
Número de equipes variável
Sistema Não disponível
editar

Campeonato Fluminense de Futebol foi a competição de clubes do Estado do Rio de Janeiro, iniciado no período em que ainda não havia ocorrido a fusão deste com o Estado da Guanabara (atual cidade do Rio de Janeiro).

Até 1960, a cidade do Rio de Janeiro era a capital do Brasil e não fazia parte do estado do Rio de Janeiro. Naquele ano, com a inauguração de Brasília (a nova capital federal), a cidade do Rio de Janeiro passou a ser a capital do novo estado da Guanabara.

Apenas em 1975, os estados foram fundidos formando o atual estado do Rio de Janeiro. As entidades desportivas de ambos, no entanto, só se fundiram em 1978. Vale ressaltar que o atual Campeonato Carioca de futebol deveria mais propriamente ser chamado de Campeonato Fluminense de Futebol.

A fundação da LSF e os primeiros campeonatos fluminenses[editar | editar código-fonte]

A primeira entidade de futebol estadual do Rio de Janeiro foi a Liga Sportiva Fluminense, fundada em 1915 na capital Niterói. Em 1918 a LSF torna-se a representante oficial do estado do Rio perante a então Confederação Brasileira de Desportos, atual CBF, vencendo a disputa com a rival Associação Fluminense de Desportos Terrestre - AFDT, e passa a montar as seleções fluminenses para a disputa do Campeonato Brasileiro de Seleções. No mesmo ano em que se torna a entidade oficial do estado, a AFDT é extinta e a LSF filia as ligas de Petrópolis, Campos dos Goytacazes e Nova Friburgo, junto com Niterói, as então maiores forças do estado.

No entanto, a LSF sofreu com a falta de reconhecimento de seu campeonato, disputado quase que exclusivamente por clubes da então capital estadual (as exceções foram alguns clubes de São Gonçalo e Petrópolis). As dificuldades com transportes, aliados à exigência da LSF de que todos os jogos fossem realizados na capital afastaram os times do interior do campeonato, e a competição estadual da LSF é tratada em várias fontes como sendo um campeonato de Niterói.

Outro problema enfrentado era que a entidade estadual também organizava diretamente as seleções de Niterói nos amistosos intermunicipais com as seleções dos demais municípios, gerando antipatia no interior do estado, e utilizava preferencialmente jogadores niteroienses para formar a seleção estadual que disputava o campeonato brasileiro.

Essa série de fatores, enxergados como favorecimento ao futebol da capital, causaria um crescente desagrado entre os filiados da LSF, e que resultaria na fundação de uma nova entidade em 1925.

Os campeões de 1915 a 1924:

  1. «Campeonato Fluminense Extra de 1924».