Nova Friburgo Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nova Friburgo
Escudo do Nova Friburgo FC.jpg
Nome Nova Friburgo Futebol Clube
Mascote Arara
Fundação 26 de setembro de 1979 (37 anos)
Estádio Raul Sertã
Capacidade 2.000
Presidente Brasil Luiz Fernando Bachini
Treinador Brasil Jackson Klein
Patrocinador Brasil Simar Sports
Competição Rio de Janeiro Campeonato Carioca - Série B2
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Nova Friburgo Futebol Clube é uma agremiação esportiva da cidade de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro, fundada a 26 de setembro de 1979, resultante da fusão do Friburgo Football Club, fundado a 26 de abril de 1914, e o Esperança Futebol Clube, fundado a 5 de dezembro de 1915.

História[editar | editar código-fonte]

Como Friburgo Football Club, sagra-se bicampeão estadual da chamada Divisão de Acesso, a então Segunda Divisão da Profissionais, em 1978 e 1979, mas em ambos os anos não houve acesso à Primeira Divisão de Profissionais, por conta de um litígio que havia entre os clubes do interior e os da capital, a partir da fusão dos antigos estados da Guanabara e Rio de Janeiro.

Disputa a Terceira Divisão de Profissionais em 1981, ficando em sexto lugar entre oito participantes. Após essa experiência, advém um longo período de inatividade no futebol profissional.

Retorna em 2007 para a disputa da Terceira Divisão do Rio de Janeiro, mas é eliminado da competição pelo não comparecimento a vários jogos. Deve-se ressaltar que a agremiação em disputa se tratava na verdade do obscuro Serrano de Trajano de Moraes, sendo apenas a razão social pertencente ao Nova Friburgo, pois a cidade supracitada iria fornecer todo o apoio necessário para que o clube tivesse êxito, o que acabou não ocorrendo por conta de mudanças políticas na cidade.

Vista do estádio Raul Sertã, do Nova Friburgo Futebol Clube

Possui sede social e seu estádio, o Raul Sertã, tem capacidade para 2.000 pessoas. As cores de seu pavilhão são o vermelho, verde e o branco. Seu grande rival na cidade é o Friburguense Atlético Clube.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Títulos do Friburgo Football Club[editar | editar código-fonte]

  • Bicampeão Estadual da Divisão de Acesso: 1978 e 1979;

Títulos do Esperança Futebol Clube[editar | editar código-fonte]

O Nova Friburgo já ganhou inúmeras vezes a copa da cidade. Uma das vezes, em 2009, nas categorias Pré-mirim e Mirim.

Em 2010, o Nova Friburgo pelo terceiro ano consecutivo disputou a Copa Rio Bonito, o campeonato carioca da categoria Pré-mirim, terminando na sexta colocação, à frente de equipes tradicionais como o América, além do próprio time da casa o Rio Bonito Atlético Clube.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

O antigo uniforme do Friburgo Football Club era similar ao do América Foot-ball Club. Já o do Esperança Futebol Clube era bastante parecido com o da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Fonte[editar | editar código-fonte]

  • VIANA, Eduardo. Implantação do futebol Profissional no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora Cátedra, s/d.