Estádio Giulite Coutinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Edson Passos
Estádio Giulite Coutinho
Sisbrace: Star full.svg Star full.svg Star full.svg Star empty.svg Star empty.svg[1]
Estádio Giulite Coutinho.JPG
Estádio Giulite Coutinho
Nomes
Nome Estádio Giulite Coutinho
Apelido Giulite Coutinho, GC, Arena do América, Estádio do América
Características
Local Mesquita, Brasil
Gramado Grama natural (105 x 68 m)
Capacidade 13.544 (liberado para 12.150) pessoas[2]
Construção
Inauguração
Data 23 de janeiro de 2000
Partida inaugural America 3 x 1 Rio de Janeiro Seleção Carioca
Primeiro gol Sorato (America)
Recordes
Público recorde 9 681 (8 381 pagantes)[3]
Data recorde 17 de julho de 2016
Partida com mais público Fluminense 2 x 0 Cruzeiro
Outras informações
Proprietário América
Administrador Auro Theodoro
Mandante America
Fluminense (2016 e 2017)

Estádio Giulite Coutinho, é um estádio de futebol que pertencente ao America Football Club, clube cujo nome como consta em seu estatuto, se escreve sem acento, com a grafia em inglês, como era costume na época de sua fundação.[4]

O estádio americano fica situada na cidade de Mesquita. Seu nome é uma homenagem a Giulite Coutinho, ex-presidente do America e da CBF. Em sua gestão, foi construída a Granja Comary, centro de treinamento da Seleção Brasileira de Futebol, na cidade de Teresópolis.[5] Giulite Coutinho foi novamente reverenciado pelo America com o título de presidente de honra "in memoriam".

História[editar | editar código-fonte]

O Estádio Giulite Coutinho está localizado no bairro de Cosmorama no município de Mesquita, Rio de Janeiro, Brasil. É um local de fácil acesso, está a 200 metros da estação ferroviária de Edson Passos.

Foi inaugurado em 23 de janeiro de 2000 no jogo America 3 a 1 na Seleção Carioca, tendo o atacante Sorato, do América, feito o primeiro gol no estádio.

A capacidade de público atualmente é de 13.554 pessoas, e o recorde de público em jogos do America foi no jogo America 4 a 3 Flamengo, com 9.009 pagantes, em 8 de fevereiro de 2004. Atualmente, está oficialmente liberado para pouco mais de 12.150 pessoas.

Ao final das obras de ampliação, a capacidade do estádio deverá ser de cerca de 32.000 lugares.[6][7]

Desde a inauguração, o Estádio Giulite Coutinho já foi palco de competições internacionais, como os Jogos Mundiais Militares e a Copa Peregrino, além de ter sediado partidas das quatro séries do Campeonato Brasileiro, das três divisões do Campeonato Carioca e de ter recebido shows diversos.

Em maio de 2016 o Fluminense fez convênio com o America para utilização do Giulite Coutinho, em troca fazendo reformas no estádio americano orçadas em R$ 700 mil por ocasião de sua formalização.[8] No dia 11 de Dezembro de 2016, foi palco do primeiro rebaixamento do Sport Club Internacional em sua história.

Ver também[editar | editar código-fonte]

America Football Club

Referências