Saltar para o conteúdo

Paraíba do Sul Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paraíba do Sul
Nome Paraíba do Sul Futebol Clube
Alcunhas Verdão
Mascote Periquito
Fundação 1 de abril de 2005 (19 anos)
Estádio Marcelo de Moura e Souza (Marcelão)
Capacidade 2 200 espectadores
Localização Paraíba do Sul, Brasil
Treinador(a) Jorge Bug
Competição Campeonato Carioca - Série C
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Paraíba do Sul Futebol Clube é uma agremiação esportiva da cidade de Paraíba do Sul, no estado do Rio de Janeiro, fundada a 17 de março de 2005.[1]

Equipe campeã em 2008 de Juniores.
Marcelo de Moura e Souza

Estreia na 3° divisão de Profissionais em 2005, mesmo ano de sua criação. Se classifica para a segunda fase da competição em terceiro lugar sendo superado apenas pelo Esporte Clube Miguel Couto e Profute Futebol Clube, ficando à frente de Rubro Social Esporte Clube, Artsul Futebol Clube, Associação Atlética Colúmbia e o lanterna Futuro Bem Próximo Atlético Clube. Nas quartas-de-final acaba eliminado pelo Esporte Clube Tigres do Brasil.

Em 2006, é precocemente eliminado na primeira fase ao ficar em último em sua chave, sendo superado por Resende Futebol Clube, Grande Rio Bréscia Clube e Esporte Clube Resende, que se classificam.

Em 2007, se classifica como líder na primeira fase do certame, deixando para trás Sendas Pão de Açúcar Esporte Clube e Esporte Clube Rio São Paulo, que também se classificam, além dos eliminados Futuro Bem Próximo Atlético Clube e Centro de Futebol Miguel de Vassouras Sociedade Esportiva, que são eliminados. Na segunda fase se classifica em primeiro, em sua chave, juntamente com o segundo colocado, Clube Atlético Castelo Branco. Canto do Rio Football Club e Esporte Clube Rio São Paulo são eliminados. Na terceira fase se classifica em segundo, atrás somente do Aperibeense Futebol Clube. O Esporte Clube Italva foi eliminado, ao perder 3 pontos pela utilização de um atleta em condição irregular. O outro que ficou fora foi o São João da Barra Futebol Clube. Finalmente nas semifinais é eliminado em jogos de ida e volta para o futuro campeão daquele ano, o Sendas Pão de Açúcar Esporte Clube. O Aperibeense Futebol Clube seria o outro finalista ao bater o Quissamã Futebol Clube nas penalidades.

Em 2008, se sagra campeão da Terceira Divisão, categoria de Juniores. Na categoria profissional o clube se classifica em terceiro em sua chave na primeira fase, sendo superado por Barra Mansa Futebol Clube e Fênix 2005 Futebol Clube, mas ultrapassando Campo Grande Atlético Clube e Semeando Cidadania Futebol Clube, que são eliminados.

Em 2009, joga a Terceira Divisão da categoria Juniores e Profissional. Seu estádio é o Marcelo de Moura e Souza, de capacidade para 2.200 lugares. Falece o presidente José Rubem Pontes de Souza (Rubinho) e seu irmão Romildo assume o comando. Atualmente os filhos de Rubinho, Rômulo Pontes Souza e Ramon Pontes Souza, visitam o clube frequentemente.

Estatísticas

[editar | editar código-fonte]

Participações

[editar | editar código-fonte]
Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P Aumento R Baixa
Campeonato Carioca - 2° divisão 1 ?º colocado (2006) 2006
Campeonato Carioca - 3° divisão 4 3º colocado (2007) 2005 2009
Campeonato Carioca - 4° divisão 2 6º colocado (2017) 2017 2019

Referências

  1. VIANA, Eduardo. Implantação do futebol Profissional no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora Cátedra