Fênix 2005 Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Fênix 2005
Escudo do Fênix 2005 FC (2).jpg
Nome Fênix 2005 Futebol Clube
Alcunhas Fênix
Tricolor do Sul
Fundação 9 de setembro de 2005 (13 anos)
Localização Barra Mansa, Brasil
Presidente Guto Nader
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Fênix 2005 Futebol Ltda. é uma agremiação esportiva da cidade de Barra Mansa, no estado do Rio de Janeiro, fundada a 9 de setembro de 2005.[1][2][3]

História[editar | editar código-fonte]

Equipe profissional do Fênix vice-campeã da Série C do Rio de Janeiro em 2009.

Estréia, em 2008, no Campeonato Estadual da Terceira Divisão de Profissionais do Rio de Janeiro, se classificando na primeira fase em segundo, atrás somente do líder Barra Mansa Futebol Clube, e à frente de Paraíba do Sul Futebol Clube, Campo Grande Atlético Clube e o eliminado Semeando Cidadania Futebol Clube. Na segunda fase se classifica em primeiro na sua chave, à frente do outro classificado, Campo Grande Atlético Clube, e dos eliminados Rubro Social Esporte Clube e Centro Esportivo Arraial do Cabo. Na terceira fase acaba eliminado ao ficar em terceiro e perder a vaga para São João da Barra Futebol Clube e Paraíba do Sul Futebol Clube, estando na frente apenas do Deportivo La Coruña Brasil Futebol Clube.

Em 2009, disputa a Copa Rio, se classificando na primeira fase em seu grupo em terceiro lugar, atrás apenas de Sendas Pão de Açúcar Esporte Clube e CFZ do Rio Sociedade Esportiva, e à frente do último classificado, Aperibeense Futebol Clube. Na segunda fase é eliminado ao ficar na lanterna de seu grupo.

Ainda no mesmo ano participa do Campeonato Estadual da Terceira Divisão, categorias de Juniores e Profissionais. Na primeira fase é o primeiro colocado em sua chave, à frente dos outros classificados Barra Mansa Futebol Clube e Paraíba do Sul, além dos eliminados Três Rios Futebol Clube e Real Esporte Clube. Na segunda fase é novamente o líder em sua chave, se classificando juntamente com o União Central Futebol Clube. Os eliminados foram Barra Mansa Futebol Clube e Juventus Futebol Clube. Na terceira fase se classifica em segundo lugar, atrás do primeiro colocado Clube Atlético Castelo Branco. Os eliminados no grupo foram Paraíba do Sul Futebol Clube e Santa Cruz Futebol Clube. Chega à semifinal e vence o Rio das Ostras Futebol Clube, tendo o direito de disputar a grande final do campeonato e carimbando sua vaga à Série B de 2010. Finalmente disputa a final contra o Sampaio Corrêa Futebol e Esporte perdendo deste, por conseguinte, se sagrando vice-campeão da Série C do Rio de Janeiro em 2009.

Utiliza o estádio General Sylvio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, que possui capacidade para 21.000 pessoas, pertencente ao Volta Redonda Futebol Clube. Constrói seu moderno centro de treinamentos na cidade de Pinheiral, no Sul Fluminense.

Suas cores são verde, branca e azul. Seu atual presidente é Guto Nader.

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • 2009 - Vice-campeão da Série C do Rio de Janeiro;

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Participações[editar | editar código-fonte]

Participações em 2018
Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P Aumento R Baixa
Rio de Janeiro Série B1 do Carioca 1 5º colocado (2010) 2010 2010
Série B2 do Carioca 2 Vice-campeão (2009) 2008 2009

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. VIANA, Eduardo. Implantação do futebol Profissional no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora Cátedra 
  2. O Gol. «Fênix 2005 Futebol Clube». Consultado em 30 de outubro de 2009 
  3. http://www.fferj.com.br/Sitenovo/comunicados/fenix2005fc.pdf