Discussão:Carlos Drummond de Andrade/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Imparcialidade[editar código-fonte]

Algumas passagens como exemplo:


"(...) a poesia de Drummond paira acima das periodizações e modismos literários, permanecendo até hoje extremamente atual."

"(...) a poesia de Drummond é, ainda hoje, quase vinte anos após sua morte e mais de setenta e cinco depois de sua estréia, atual, pertinente e — o mais importantelida e declamada nos quatro cantos do país."

"Quem já não disse que tinha uma pedra no meio do caminho, que no meio do caminho tinha uma pedra? Quem já não se perguntou e agora, José? Quem já não abriu a janela numa cidadezinha e pensou eta, vidinha besta? Quem já não teve a sensação de que seus ombros suportam o peso do mundo. De fato sua maestria é menos a de um versificador que a de um criador de imagens, expressões e seqüências."

"A Terra Natal: a relação dura e triste com o lugar de origem, que o indivíduo abandona, mas que a terra não abandona o indivíduo."

"Exercícios lúdicos, ou poemas-piada. Jogos com palavras, por vezes de aparente inocência näif, mas que podem levar a reflexões complexas."


Sugiro a retirada das expressões de caráter parcial e subjetivo, de forma que o artigo se torne menos emotivo e mais analítico. o comentário precedente não foi assinado por 200.233.231.138 (discussão • contrib.)

Resolvido. Ozalid 22h43min de 9 de Agosto de 2007 (UTC)

Grafia do nome[editar código-fonte]

Pessoalmente, sou contra a alteração dos nomes próprios de pessoas mortas, como preconiza a Wikipedia. No entanto, se existe uma regra, ela deve ser estendida a todos.

Cecilia Meirelles virou Cecília Meireles; Mario Quintana virou Mário Quintana. Por que só Drummond continua com o nome escrito assim, com MM? Claro que Carlos Drumond de Andrade seria quase um sacrilégio... Mas as alterações nos nomes dos outros tb o é!

--Betty VH (discussão) 03h33min de 22 de abril de 2010 (UTC)

Ascendência[editar código-fonte]

É mais do que autoevidente que, não sendo o sobrenome Drummond de origem ibérica, e a extensa documentação chancelando, corroborando e referendando a origem escoto-açoriana da família há muito estabelecida em glebas cabralinas, e tendo em mente que os nossos administradores poderiam, em preterimento de seu afã totalitário e de cariz punitivo de executar "revogaralhos", adicionar fontes mais credíveis pois a página discutida deveria usufrutuar dalguma curadoria que se disponha a adir informações, e não apenas a reverter as edições feitas de boa-fé. Lil' Escher (discussão) 23h22min de 24 de fevereiro de 2022 (UTC)

Citação: Você escreveu: «É mais do que autoevidente que... » Como eu já havia deduzido, o senhor está tentando adivinhar a ascendência dos biografados com base no sobrenome. Não é assim que se faz. Cite fontes ou nada feito. Yanguas diz!-fiz 23h58min de 24 de fevereiro de 2022 (UTC)
Todas as fontes previamente citadas aqui, incluindo as que se esteiam no fascículo de José Tavares Drummond "A Família Drummond no Brasil", foram prontamente removidas. Sugiro flexibilização da verificablidade das fontes pois muitas delas se encontram sob paywalls ou postá-las aqui violaria direitos de copyright mas isto não as deslegitima. Sites não especializados em genealogia são aceitáveis como fontes em oposição a sites especializados. É absurdo. Enfim, já solicitei a associados cópias do tal fascículo mas receio que a despeito dos meus esforços, minhas edições serão arbitrariamente revogadas novamente. Lil' Escher (discussão) 02h22min de 25 de fevereiro de 2022 (UTC)
É alguma piada? Verificabilidade é uma das bases do projeto. Citar fonte não viola direito autoral, donde tirou isso? Quanto às "cópias de tais fascículos", elas devem estar disponíveis em sites confiáveis como fonte secundária. Informe-se e tente não violar WP:POV. Yanguas diz!-fiz 19h51min de 1 de março de 2022 (UTC)