Discussão:Caxinas

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A sua população é composta de pescadores provenientes do Bairro Sul da Póvoa de Varzim no século XIX da casta de sardinheiros

Os dados aqui constantes sobre Caxinas estão completamente errados!!!!

  • podes ver aqui algo sobre isso. O nome caxinas é provavelmente recente. Não sei se é verdade, mas dizem que deriva de "caixinhas". Obviamente que não toda a população das caxinas é originária da Póvoa, muito menos hoje em dia.
  • A população do Bairro Sul é originária do Bairro da Matriz, a câmara da Póvoa é que decidiu criar o bairro Sul para os pescadores, o litoral era desabitado por causa de ataques vindos do mar.Pode parecer estranho que um bairro tão tipico e caracteristico como o bairro sul seja uma invenção da câmara há mais de 300 anos atrás.
  • O Norte é ainda bem mais recente, se bem que se suspeite que, na verdade, o norte é mais antigo que os outros todos, mesmo esquecendo a época romana.
  • As diferenças étnicas nas caxinas, a existir como existiram na Póvoa, derivam das diferenças étnicas da Póvoa; são na verdade, a meu ver e do que tenho lido, uma consequencia dessa estrutura que existiu na Póvoa. Se perguntares a esses caxineiros ruivos onde nasceram os seus país e avós confirmas o que digo. Até o sotaque que muita gente desdem e chama de caxineiro é na verdade uma variação do sotaque poveiro do Bairro Sul, podes ler isso até em documentos de linguistica que se encontram na net agora não sei é onde, se no Instituto Camões, se no site de uma faculdade lisboeta. As caxinas, quer os caxineiros gostem ou não e o presidente da câmara de vila do conde goste ou não é uma extensão a sul da Póvoa. E, Vila do Conde verdadeira é apenas aquele pedaço antigo junto ao rio. Ao que parece outrora, a situação era inversa.
  • Pode haver um ou outro caso de pessoas nas caxinas relacionadas com o Norte da Póvoa, por apoiarem o Bairro Norte, mas a minha opinião pessoal - à falta de dados, é que fora alguns aspectos de urbanismo, não têm nada a ver, então o sotaque não tem mesmo. Tem muito mais a ver com o bairro Sul.
  • A colonia fenicia a existir deverá tar relacionada com o comércio com a cividade de Terroso, que fica um pouco longe das caxinas, já que quanto aos vikings de facto as incursões chegaram ao Rio Ave e até Rio Mau, mas quanto à colonização viking é algo que tenho tentado pesquisar, mas é complicado, por achar pouca informação e ter esquecido do nome de um livro que trata disso, mas o que tenho encontrado confirma as minhas suspeitas. De qualquer forma entre Vila do Conde e a Póvoa, quando estavam separadas, a unica aldeia relevante antigamente era Regufe. A história dos bairros da Póvoa pode lê-los no livro "A Póvoa Antiga".
  • A mim parece-me que leu algo sobre a Póvoa e incorporou para as Caxinas. Já que os vikings existiram por toda a costa norte de Portugal e Espanha, e apenas na Póvoa se manteve o caractér etnico e cultural desse povo, devido ao sistema endogamico da cidade. --Pedro 17:27, 14 Agosto 2006 (UTC)
  • Quanto ao Bairro Norte, já que vi que têm razão (têm, porque já me tinham falado disso mas nunca acreditei), apesar de actualmente não ver relação, ao que parece muitas familias de pescadores da marginal do Bairro Norte mudaram-se para o Bairro Sul e Caxinas quando o Bairro Norte se tornou uma estância balnear popular o que levou a que tenham sido construidos aqueles prédios na marginal, deslocando assim a população.--Pedro 14:36, 15 Agosto 2006 (UTC)