Discussão:Constituição Europeia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Interessados ou nao em votar no Referendo a realizar em Portugal, supostamente em Outubro, é de realçar que, para aceder ao conteúdo integral do Tratado para a Constituição Europeia, os Portugueses terão forçosamente de saber ler inglês, francês ou alemão. Isto porque no site na União Europeia essas são as únicas versões disponíveis do Tratado (conteúdo integral). E convém referir que um documento de 482 páginas dificilmente se resumirá em apenas quatro, ou seja, para além de não ter valor jurídico, o seu valor informativo poderá facilmente ser posto em causa. Esperemos que até à data devida, os portugueses e restantes cidadãos dos países da União Europeia possam exercer o seu dever/direito de expressão com total e justo acesso à informação. Já que todos os estados-membros (teoricamente) têm o mesmo valor, que lhes seja demonstrado o devido respeito de igual forma.

Tratado que estabelece uma constituição para a Europa, em Português

Final de 2005?[editar código-fonte]

"Foi assinada no final de 2005 em Roma." Ninguém leu isto? Paulo Oliveira 08:28, 1 Jun 2005 (UTC)

Holanda/Países Baixos[editar código-fonte]

Foi reprovada em referendo ontem dia 1 de Junho a proposta de Constituição Europeia.

Relembro que já em França isto havia acontecido. Paulo Oliveira 09:03, 6 Jun 2005 (UTC)

Palavras na constituição[editar código-fonte]

"Comparada com outras constituições existentes (por exemplo, a Constituição Americana tem 4.600 palavras), a constituição Europeia é muito longa, com 265 páginas e mais de 60.000 palavras. Será no entanto consideravelmente mais curta do que os tratados hoje existentes, que a Constituição Europeia irá consolidar."

Discordo com a existência desta frase no artigo. A Constituição Portuguesa tem mais de 30000 palavras e é com as europeias que esta constituição deve ser comparada, não com as americanas. [humor=on] Podíamos então comparar essa com a do Butão, que supostamente terá 39 artigos [humor=off]

Assinaturas na constituição?[editar código-fonte]

"Assinaturas na Constituição Europeia dos representantes portugueses: Pedro Santana Lopes e António Martins Monteiro". Isto é o que se pode ler no artigo principal. Não devia antes ser "tratado para a ..." Paulo Oliveira 08:24, 30 Jun 2005 (UTC)

Cor da tabela[editar código-fonte]

Que tal mudar a cor da tabela? Essa cor dificulta a leitura dos links em azul. Thiago R Ramos discussão 00:30, 21 Outubro 2006 (UTC)